Tema: O
verdadeiro significado da páscoa
Texto:
Êxodo 12. 21-27
Autor:
Pr. Esdras Cabral de Melo
Texto bíblico: Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de
Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e
imolai a páscoa. Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue
que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais;
mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã. Porque o
Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e
em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor
entrar em vossas casas para vos ferir. Portanto guardareis isto por estatuto
para vós e para vossos filhos, para sempre. Quando, pois, tiverdes entrado na
terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. E
quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto?
Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos
filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas.
Então o povo inclinou-se e adorou. Êxodo 12. 21-27
INTRODUÇÃO
Existem
centenas de literaturas que tentam informar sobre a páscoa, porém só existe uma
escritura que nos assegura de total confiabilidade, a Bíblia. Nela encontramos a verdadeira história, instituição e o
verdadeiro significado da páscoa. A páscoa foi instituída muito antes de Jesus vir ao mundo e foi comemorada para celebrar a
libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas
não somente isto. A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor.
Portanto, é essencial compreendermos a relação da primeira pascoa com a
instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo a celebrou antes de ir à cruz
como o sacrifício vivo e perfeito por nossos pecados.
A INSTITUIÇÃO DO DIA DA PÁSCO NO MUNDO OCIDENTAL
O dia da
Páscoa foi estabelecido por decreto do Concílio de
Niceia (ano de 325), devendo ser celebrada no domingo, após a primeira
lua cheia do equinócio, que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte.
A Páscoa, da qual dependem todas as demais festas móveis do ano eclesiástico é
uma festa móvel, varia o dia a cada ano e a data é sempre comemorada entre os
dias 22 de março a 25 de abril.
AS
PRINCIPAIS FESTAS JUDAICAS
Eram a (Pessah) Páscoa, (Shavuot)
o Pentecostes, (Sucot) e Tabernáculos, que são
assim chamadas em II Cr. 8:13 "Na Festa dos Pães Asmos, e na festa das
Semanas, e na Festa das Tendas.". Páscoa é Pessah, que significa passagem,
em hebraico, derivado do fato de o anjo destruidor ter passado por sobre toda a
terra do Egito, na morte dos primogênitos, na instituição da Páscoa.
Pentecostes deriva de Penta, cinco, em grego, em virtude de ser comemorada esta
Festa cinqüenta dias após a páscoa, que é também chamada de Festa das Semanas,
em virtude de acontecer sete semanas, após a Páscoa. A Festa dos Tabernáculos é
a terceira das três festas principais, e é chamada de Sucote, derivada de
Sukáh, em hebraico, que significa Tendas ou Cabanas.
A
INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA
A
celebração da Páscoa foi instituída pelo Senhor ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos
primogênitos. Por volta do ano 1400 a.C. Moisés
fora instruído por Deus sobre
como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro
e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite
o anjo destruidor passaria ali.
Páscoa, o que quer dizer? O
relato bíblico nos ensina que a casa onde não houvesse a marca do sangue o
primogênito morreria. Assim está escrito: “E aquele sangue vos será por sinal nas casas
em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá
entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo
12.13) Daí o nome em hebraico “Pessach”,
que significa “passagem” ou “passar por cima”. O significado da pascoa é,
portanto, livramento da morte,
salvação.
Naquela noite
memorável os hebreus comeram o cordeiro acompanhado de pão ázimo (sem fermento)
e ervas amargas. Estas ervas simbolizavam o sofrimento deles sob a jugo
de Faraó. Em Êxodo 12.5 lemos assim: “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano,
o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.” (Êxodo 12.5); Em Êxodo
12.7,8 lemos ainda: “E tomarão do sangue, e porão em ambas as ombreiras, e na
verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne
assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.”
ELEMENTOS E PALAVRAS ASSOCIADAS À PÁSCOA
A páscoa
conforme sua instituição foi para a redenção dos Judeus da servidão no Egito no
período de 400 anos amargando a vida como escravos de faraó. Passaremos agora
relacionar alguns elementos importantes bem como o significados das palavras em
hebraico.
No tempo de Moisés Ex. 12. 1-28
·
Haggdah – literatura para
o cerimonial da festa do pessah, salmos, orações e cânticos
·
Seder – serviço doméstico
que inicia a celebração do pessah
·
Zeman Cherutenu – tempo da
nossa libertação
·
Pessah – passagem
·
Matsá – pão sem fermento
(simbolizando a pressa em sair do Egito. 7 dias comendo)
·
Maror – erva amarga
(simbolizando o tempo em que os judeus amargaram a vida)
·
Zeroah – osso de perna de
cordeiro assado (lembrando o cordeiro da páscoa)
No tempo de Esdras – Ed. 6. 19-22
·
Beitzan – ovo cozido
(simbolizando o ressurgimento da vida e
a imortalidade)
· Charosset – maça com
passas, amêndoa e vinho, moído e amassado (simb. Forçado a sair)
·
Karpas – salsa com água
salgada (simbolizando as lágrimas derramadas)
·
Chezeret – segunda erva
amarga do seder. Ele é geralmente
representado por alface, cujas raízes tem sabor amargo (simbolizando a gravidade da vida vivida na
escravidão)
·
Tirosh
– vinho, bebia-se 4 taças de vinho durante a comemoração do pessah. Conforme Êxodo 6. 6-7 que fala da libertação do judeus do cativeiro. São usados as 4
palavras do texto, Retirar, Libertar, Resgatar e Tirar.
A PÁSCOA APONTAVA PARA CRISTO.
Como
foi dito: todo o cerimonial da Páscoa israelita apontava para Cristo. Antes de seu sacrifício na cruz ele também celebrou a
Páscoa com seus discípulos. Em Lucas 22.15 lemos assim: “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze
apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que
padeça.” Cristo deixou claro que o cordeiro pascal simbolizava ele
mesmo. De fato, João Batista já havia proclamado publicamente sobre Jesus: “Eis
o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).
Obs. Deus fez um pacto
perpetuo com Israel para a celebração da Páscoa. Mas em Cristo há um pacto de
vida eterna através do seu sangue derramado por todos nós.
A INSTITUIÇÃO DA CEIA.
Cristo
usou pão e vinho para simbolizar seu
sacrifício: Em Lucas 22.19,20 lemos: Então ele “tomando o pão, e havendo dado
graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado;
fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia,
dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por
vós.”
Obs. O Senhor Jesus
Cristo, reinterpretou a páscoa em consonância com a sua própria experiência. No
Êxodo uma nação foi libertada da escravidão, mais em Cristo todas as nações são
libertas do do jugo do pecado.
A SEMANA SANTA – A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS
·
Domingo – a entrada
triunfal de Jesus em Jerusalém
·
Segunda – a purificação do
templo, combatendo os vendilhões do templo
·
Terça - ele profere a parábola da oliveira
·
Quarta – o mestre Jesus
repousa
·
Quinta – o Senhor Jesus
Celebra a última ceia
·
Sexta – o dia da
crucificação
·
Sábado – Jesus permanece sepultado
·
Domingo – o extraordinário
DIA DA RESSURREIÇÃO
O EGITO COMO SIMBOLIZAÇÃO DO MUNDO
As pragas
enviadas por Deus desmoralizaram completamente os ídolos do Egito. A noite da
páscoa foi seguida pela saída dos israelitas do Egito o qual simboliza a separação
do povo de Deus da corrupção do mundo. No Novo Testamento significa se apartar
de um estilo de vida mundano. Cristo orou pelos discípulos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João
17.15)
O QUE REPRESENTA O FERMENTO CONFORME O APÓSTOLO PAULO
Em 1
Coríntios 5.7,8 lemos: “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma
nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi
sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem
com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da
verdade.” A morte dos
primogênitos no Egito simboliza aqueles que ainda não tiveram a
purificação de seus pecados no sangue de Cristo e por isso estão debaixo da ira
de Deus. Para os justificados a promessa é esta: “Logo muito mais agora, tendo
sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos
5.9)
A PÁSCOA SIGNIFICA A LIBERTAÇÃO DOS NOSSOS PECADOS
Somente o Senhor Jesus Cristo teve as condições para cumprir todas as exigências da páscoa se tornando Ele mesmo o próprio cordeiro do sacrifício imolado na cruz do calvário. O Senhor Jesus realizou a última páscoa de fato e a substituiu pela Ceia do Senhor. Por este memorial se comemora a libertação do poder do
pecado e da morte espiritual. Cristo se expressou assim: “Se o Filho vos
libertar verdadeiramente sereis livres.” (João 8.36) Em Hebreus 2.14 lemos: “E,
visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das
mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte,
isto é, o diabo.” Logo após a primeira
páscoa celebrada por Moisés o povo seguiu rumo a Canaã. Igualmente a Ceia
do Senhor também proclama a volta de Cristo para levar para si os que entraram
em aliança com ele através de seu sacrifício. Em 1 Coríntios 11.26 está
escrito: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais
a morte do Senhor, até que venha.”
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