Educação de Filhos


LUCAS 2.39-52
Depois de terem cumprido todas as exigências da lei de Deus, os pais de Jesus voltaram para Nazaré da Galiléia. Ali o menino foi crescendo, fortalecendo-se física e mentalmente. Enchia-se de sabedoria e Deus derramava sobre ele as suas bênçãos. Três dias depois, conseguiram descobri-lo. Achava-se no templo, sentado entre os mestres da lei, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas, deixando toda a gente admirada com a sua inteligência e respostas. Assim foi Jesus crescendo, tanto em tamanho como em sabedoria, amado por Deus e pelos homens.

Dica para a Educação dos filhos             Introdução.

É grande a crise no setor educacional aqui no Brasil. Algumas tentativas têm sido feitas para melhorar o nível de escolaridade, mas sem o desejável êxito. Há milhares de crianças e adolescentes sem escola, produzindo especialmente a triste delinqüência juvenil. Alguns profissionais da educação só pensam na remuneração e esquecem de que a missão maior de um educador é transmitir os conhecimentos para auxiliar na boa formação dos educandos.

Mas, a tarefa de educar não é só da Escola, e sim da família e da Igreja. A família, como um núcleo social, está, cada dia mais, sendo desafiada a cumprir a tarefa da educação de filhos. Será que ela está cumprindo bem esta função?

Deus é o autor da família e esta se encontra no Seu plano. A família não pode viver isolada e precisa ser caracterizada como sendo um grupo que vive em amor.
São vários e graves os problemas na família. A educação de filhos é um deles. Sabe-se que muitas são as famílias que simplesmente transferem para a escola e a Igreja a responsabilidade de educação dos seus filhos.

Um dos problemas que os pais costumam ter na educação de seus filhos é decidir quanto ao certo e o errado, isto é, deve-se ou não exigir isto, ou aquilo. Alguns procuram os líderes religiosos, professores, psicólogos, etc. Outros lêem revistas e livros sobre o assunto; mas, na maioria das vezes a confusão aumenta e muitos se sentem como que perdidos. O relacionamento entre pais e filhos, à semelhança de relacionamentos inter-pessoais que envolvem ligações afetivas, tem uma grande carga de confronto entre pessoas, gerando discordâncias de opiniões. É impossível que não ocorram discordâncias e problemas na educação de filhos.
Aqui neste livro não estão fórmulas mágicas, normas, leis ou regras universais para educação de filhos.

Panorama Bíblico
1.     Quais os resultados positivos de uma boa educação na vida dos filhos? (Pv. 6.20-23).

2.     Qual é a fonte principal da educação e que benefícios ela oferece?       (II Tm 3.16, 17).

3.     O que a Bíblia tem a dizer àqueles pais que alegam não ter sabedoria para educar seus filhos? (Tg. 1.5, 6).

Reflexões Práticas

Neste episódio em que a família de Jesus revela sua religiosidade indo a Jerusalém para participar da Festa da Páscoa, é possível aprender lições a respeito da educação que Jesus recebeu naquele lar tão humilde.


1. UMA EDUCAÇÃO QUE OFERECE LIBERDADE, MAS IMPÕE LIMITES.

Os pais de Jesus ficaram preocupados com o seu desaparecimento ali em Jerusalém e passaram a procurá-lo. Seus pais lhe deram a liberdade de estar naquela festa, abrindo-lhe um espaço para suas atividades. Ele tinha que voltar para casa e não o fez. Portanto, uma educação correta é aquela que oferece liberdade, mas impõe limites.

É bom lembrar que, desde o início da raça humana, Deus já apresentava  este princípio de liberdade com limites. No Jardim do Édem, Adão e Eva possuíam uma liberdade quase total, mas Deus havia imposto um limite que era não comer do fruto da árvore. (Gn. 2.15-17).

O ser humano é livre, mas nem tudo o que ele fizer lhe trará benefícios e alegria. Por isso, o apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém... (ICo. 2. 15-17).

Infelizmente, alguns pais oferecem total liberdade aos seus filhos. Daí surge à libertinagem e alguns filhos acabam dominando seus pais. A Bíblia declara que não se deve retirar a disciplina da criança (Pv 23.13). Quando há necessidade de disciplina é porque os limites da liberdade foram desrespeitados. Portanto, a verdadeira educação precisa oferecer liberdade, mas deve estabelecer limites.

2. UMA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA UM COMPROMISSO RELIGIOSO

A procura pelo menino Jesus levou cerca de 3 dias. Ao final deste período, Jesus é localizado no templo, dialogando com os doutores da lei. Ele não foi encontrado em algum outro lugar impróprio, e declarou: “... me cumpria estar na casa de meu Pai". Isso revela que a educação que recebera era no sentido de infundir em sua mente os verdadeiros princípios bíblicos. Com este ato, Jesus está se ingressando no judaísmo, podendo ter acesso à lei e aos demais ritos judaicos.  Ana e Elcana procuraram educar seu filho Samuel sempre no templo, perto do Sacerdote Eli (1 Sm. 2.11, 21 e 28).

Uma educação bíblica, coerente e equilibrada precisa proporcionar uma formação, cujo compromisso maior, é com o reino de Deus. É preciso despertar nos filhos o interesse pela Casa de Deus. Para isso os pais devem amar a Igreja, os irmãos e os líderes da comunidade. Há indivíduos que falam tão mal da Igreja e mesmo assim querem que seus filhos a freqüentem. O Pr. Caio Fábio em seu livro "O que Deus uniu", diz: "Os pais precisam ensinar os filhos a amar a Igreja, os irmãos e o Pastor. Mas, às vezes você critica tanto a Igreja, os irmãos e o Pastor, que seus filhos acabam não tendo quaisquer referências positivas sobre a Fratemidade".


3. UMA EDUCAÇÃO QUE POSSUI A MARCA DO DIÁLOGO

Está claro no v.46 que Jesus estabeleceu um diálogo com os mestres ali presentes. "Ouvindo-os e interrogando-os". Onde será que Jesus aprendeu isso?  É lógico que foi em sua família, pois em seu lar as pessoas possuíam o direito de falar e o diálogo era sempre uma realidade palpável. Mesmo após ter encontrado a Jesus, os seus pais estabeleceram uma conversa com ele (vv.48 e 49). Aqui se percebe a presença do pai e da mãe dialogando com o filho. O casal unido enfrentou o problema do desaparecimento do filho. Disto aprende-se que a responsabilidade quanto ao cuidado com os filhos recai sobre o casal.

Os filhos têm o direito de falar e os pais não podem monopolizar a conversa numa demonstração de autoritarismo.

Muitos pais querem falar pelos seus filhos. Alguns utilizam palavras impróprias, com agressões e ameaças, mentiras, xingamentos, apelidos, anedotas, etc. O sábio Salomão declara: " A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15.1 ).

Para que exista uma boa comunicação na família é necessária uma boa administração do tempo. Os pais devem gastar mais tempo com os filhos. Este diálogo precisa desencadear um relacionamento amoroso, alegre, jovial, esportivo e afetivo; pois, o relacionamento entre pais e filhos não é composto só de regras ou palavras, mas de um envolvimento entre eles.

4.UMA EDUCAÇÃO QUE ATINGE A PESSOA INTEGRALMENTE

O texto conclui afirmando que: "Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" (v.52). Isso comprova que a educação que recebera atingiu todas as áreas de sua vida. Mexeu com todo o seu ser. Este verso serve, ainda, para condenar o Docetismo, a heresia que tentava fazer da humanidade de Jesus um mero fantasma ou simplesmente aparência, e não a de um homem autêntico, que precisava aprender desenvolver-se e amadurecer.

A educação que Jesus recebeu de seus pais lhe proporcionou um crescimento integral. Vejamos os seguintes aspectos:

·        Intelectual - Aqui está a referência quanto ao seu desenvolvimento intelectual, ou seja, a sua identidade. Ellicott disse que "a alma de Jesus era humana, isto é, sujeita às condições e limitações do conhecimento humano, e teve de aprender como devem fazê-lo todas as almas humanas".

·        Físico - Jesus se desenvolveu fisicamente, pois era pessoa que caminhava muito, trabalhava num serviço muito pesado na carpintaria de seu pai José.  Justino Mártir (150 d.C) diz-nos que em seu tempo, diversos objetos de madeira, que eram reputados feitos pelas mãos de Jesus, eram intensamente procurados.

·        Espiritual - Este é o principal resultado da educação que recebeu, pois a sua vida espiritual era intensa e repleta de comunhão com Deus. Durante toda a sua caminhada terrena demonstrou desejo de estar junto ao Pai, gastando tempo para falar com Ele por meio da oração.

·        Social - O versículo expressa que Jesus se desenvolveu diante de Deus e dos homens. Isso mostra que Jesus se desenvolveu junto com o povo, nos lares, praças, ruas, nas praias, no mar, nas festas de casamento; sempre se envolveu com as pessoas e estava acompanhado de multidões. Possuía bons amigos. E os seus filhos, têm boas amizades? Quantos estão oferecendo só uma educação intelectual para os seus filhos!  Mas, a legítima educação é aquela que atinge a integralidade da vida humana, proporcionando às pessoas um desenvolvimento intelectual, físico, espiritual e social. Será que os nossos filhos estão sendo educados desta forma? .

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