Está é uma dúvida que muitos cristãos tem, porque não o
sábado e sim o domingo. Deveríamos guardar também o sábado ou não? Vamos
responder a luz da Bíblia.
I) O sábado - faz parte da aliança
exclusiva entre Deus e Israel (Ex. 31.12-17) e, antes do concerto do Monte
Sinai, Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado.
II) O sábado não é uma instituição perpétua (Rm.
10.4); Oséias profetiza a abolição do sábado (2.11).
III) Jesus Cristo não guardou o sábado como
mandava a tradição oral dos fariseus (Jo. 9.16), embora Ele tenha cumprido
todos os mandamentos de Deus (Jo. 15.10).
IV) O Novo Testamento não exige que se guarde o
sábado, mas freqüentemente reitera todos os demais mandamentos. Segundo Paulo,
nós estamos debaixo de uma nova aliança caracterizada pela graça (Rm. 8.6-13) e
não somos julgados por causa de “dia de festa, ou lua nova, ou sábados” (Cl.
2.16).
V) Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou e
venceu a morte no primeiro dia da semana, oferecendo-nos, assim, o maior
sábado, o maior livramento: a libertação do domínio do pecado (Mt. 16.9).
Também foi nesse dia que Ele apareceu aos discípulos (Jo. 20.1,19,26), impetrou
a sua bênção e outorgou a grande comissão (Lc. 24.13,36,50; Mt. 28. 19,20).
VI) O Espírito Santo desceu e inaugurou a Igreja
no domingo, pois o Pentecoste é comemorado cinqüenta dias depois do sábado da
Páscoa. E foi nesse mesmo dia que Pedro levou pelo menos três mil pessoas ao
arrependimento e batismo.
VII) Há evidências históricas que a igreja
primitiva e a igreja apostólica guardavam o primeiro dia da semana muitos antes
de 325 A.D.:
1. Atos 20.7 comprova que havia ceia, reunião,
exortação e pregação, enquanto 1 Corintios 16.1,2 sustenta que havia campanhas
e recolhimento de oferta no dia de domingo;
2. Inácio de Antioquia afirma que o “dia do
Senhor é o príncipe entre os demais dias”;
3. Em sua epístola, por volta do ano 120 A.D. ,
Barnabé declara: “Guardamos com alegria o oitavo dia, o dia também que Jesus
ressurgiu da morte”;
4. Clemente afirma: “De acordo com o Evangelho,
um cristão observa o ‘dia do Senhor’, glorificando desta maneira a ressurreição
de Cristo”;
5. No inicio do segundo século da era cristã ,
Irineu dá testemunho de que “no dia do Senhor, todos nós, os cristãos,
guardamos o dia de repouso, meditando na lei e regozijando-nos nas obras de
Deus”;
6. Justino, o mártir do segundo século, afirma:
“Ora, o domingo é o dia em todos nós temos nossa assembléia comum”; e
7. Eusébio, historiador da igreja, declara: “O
dia da ressurreição, ou seja, o dia do Senhor era observado em todo o mundo”.
VIII) No Novo Testamento grego, a palavra
correspondente a “domingo” é Kyriake Hemera (Ap. 1.10). E o termo “dia
do Senhor” contém a idéia fundamental da palavra hebraica “sábado”, “descança”,
porque o verdadeiro repouso eterno está em Cristo (Hb. 4.9-11; Ap. 14.13)
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