Existem apóstolos nos dias atuais?


Existem apóstolos nos dias de hoje? Segundo a Bíblia, quais deveriam ser as credenciais de um apóstolo?

1. O apóstolo teria que ser testemunha do Senhor ressurreto.
Em Atos vemos os apóstolos reunidos no cenáculo conversando sobre quem substituiria a Judas. No capítulo 1.21-22 lemos: “É necessário pois, que, dos homens que nos acompanham todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre vós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição”. Paulo diz que viu Jesus ressurreto: “Não sou, porventura livre? Não sou apóstolo? Não vi a Jesus, Nosso Senhor?” (1Co 9.1).

2. O apóstolo tinha de ter um chamado especial da parte de Cristo para exercer este ministério.
Temos de entender bem o significado de "chamado por Cristo". por causa do contexto em que vivemos, há muita confusão na Igreja de hoje.
Jesus chamou os 12 discípulos (Mt 10) e “...deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda enfermidade e todo mal”. No v.1, Mateus os chama de discípulos e no versículo 2 muda para apóstolos. Por que isso? Porque nem todo discípulo era apóstolo. Só alguns discípulos tornaram-se apóstolos.
Provamos isso ao ler Lucas 6.12-13. “...chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quias deu também o nome de apóstolos”. Somente doze dos discípulos foram nomeados e escolhidos, e posteriormente, Paulo, a caminho de Damasco (At 9).
Os doze apóstolos foram selecionados inicialmente e enviados numa missão especifica pelo Senhor. Judas caiu porque pecou e por isso foi excluído (Atos 1.20,25); como resultado, Matias foi escolhido para ficar no seu lugar (Atos 1.16-26). Note atentamente que uma das qualificações que Matias tinha que cumprir, para poder ser selecionado, era ter visto o Senhor ressuscitado (Atos 1.22). Mais tarde, Paulo foi selecionado de uma maneira especial para ser o apóstolo enviado para os gentios (Atos 9.15; 22.14-15; 26.16-18; Gálatas 1.15-17; 1Timóteo 2.7). Esta é a razão porque o Senhor lhe apareceu, uma vez que ele não teria as qualificações para ser um apóstolo, se não tivesse visto o Senhor depois de sua ressurreição (note 1 Coríntios 9.1-2; 15.8; Atos 22.15; 26.16).

3. O apóstolo era alguém a quem foi dada autoridade para operar milagresIsso fica bem claro em 2Co 12.12 - “Pois as credenciais do meu apostolado foram manifestados no meio de vós com toda a persistência, por sinais prodígios e poderes miraculosos”. Era como se ele dissesse: “Como vocês podem questionar meu ofício de apóstolo se as minhas credenciais foram apresentadas claramente entre vós”. Sinais, milagres e prodígios maravilhosos.

4. O apóstolo tinha autoridade para ensinar e definir a doutrina firmando as pessoas na verdade.
Os apóstolos de hoje e os seus ensinamentos não podem sobrepor-se, nem ao menos equiparar-se, à doutrina dos apóstolos (At 2.42,43).

5. Os apóstolos tiveram autoridade para estabelecer a ordem nas igrejas. Nomeavam os presbíteros, decidiam questões disciplinares e questões doutrinárias, e falavam com autoridade do próprio Jesus: “... mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”(Jo 14.26).

A luz destas afirmações para, pense e responda sinceramente: Será que diante destas prerrogativas os famosos apóstolos brasileiros podem de fato reivindicar o título de apóstolo de Cristo?

Por acaso algum deles viu o Senhor ressurreto? Foram eles comissionados por Cristo a exercerem o ministério apostólico? Quantos dos apóstolos brasileiros ressuscitaram mortos? E suas doutrinas? Possuem elas autoridade para se contraporem aos ensinamentos bíblicos?

Pois é, infelizmente os "apóstolos" tupiniquins não possuem respostas a estas perguntas, o que corrobora com o posicionamento da ortodoxia evangélica que acredita que o ministério apostólico cessou com a morte dos apóstolos no primeiro século. Sem a menor sombra de dúvidas considero a utilização do título "apóstolo" por parte dos pastores brasileiros como uma apropriação indevida de um ministério que não existe mais.

Algumas doutrinas heréticas dos apóstolos modernos:
A instituição dos "atos proféticos".
A ressurreição do maniqueísmo.
A instituição de novas unções.
O aparecimento de novas doutrinas espirituais relacionadas a batalha espiritual.
O surgimento de novas e inéditas revelações.
A consolidação da teologia do medo (ungido do Senhor).
A instituição da doutrina da cobertura espiritual.
A corenelização da fé.

3 comentários:

  1. Muito bom poder continuar estudando e aprendendo com o senhor, Prof.Esdras. Amei encontrá-lo aqui.
    Melhor ainda, os assuntos abordados que tanto nos edifica. Obrigada. Luzanira, sua ex-aluna do SETEBI-Olinda.

    ResponderExcluir
  2. Que prazer Luzanira, muito obrigado pela sua passagem por aqui. nos visite sempre. Abraço. fica com Deus. ah. avise os demais ex-setebianos.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Pr. Esdras.

    Eu sou o o André que vc conheceu na casa da irmã Ana em Teresina.

    Aproveitando o tema abordado sobre a criação recentemente tive um certo debate com uma jóvem da igreja a respeito do versículo de Gênesis 1:6-7 que diz:
    E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
    7 E fez Deus a expansão e fez separação entre águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi.

    Pastor, segundo ela e alguns teólogos, essa expansão de águas que havia sobre a expansão ou o céu, seria uma camada ou um espelho de água que envolvia todo o planeta protegendo dos raios ultra violeta do sol onde se dá o motivo das pessoas daquela época viverem muitos anos de vida.

    A minha indagação com ela foi a seguinte... se houvesse mesmo essa camada de água creio que formaria um efeito estufa onde impediria o calor se dissipar pra atmosfera ou onde da mesma forma essa camada de água formaria tipo uma lente aumentando assim o grau dos raios solar e esquentando mas a terra e seria insuportável viver aqui.
    veja bem Pastor.... Eu não duvido do poder de Deus que poderia fazer com que não vinhes-se acontece más, olhando pela a lógica seria isso que poderia acontecer, não é mesmo? más.... Sei que ele age na contra mão da lógica humana.
    Pode ser que eu esteja errado, e por isso gostaria que me esclarecesse a respeito disso, ok?

    Att: Seu irmão em Cristo, André.

    Obs: Pastor, caso queira me responder sobre esse assunto segue meu e-mail.
    andre.rsouza@ig.com.br

    ResponderExcluir