A FORMOSA JERUSALÉM

Após terminar o grande julgamento do juízo final, haverá uma nova vida aqui na terra, a Nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar  para todos os que o amam, irá descer do céu, junto  com toda  a sua beleza, água viva, ruas de ouro, árvore da vida,  uma beleza sem  fim , onde estaremos com o Senhor  para  sempre, desfrutando do seu amor. Apocalipse 21:10.







A NOVA JERUSALÉM QUE DESCE DO CÉU
A Nova Jerusalém é o lugar que Cristo Jesus tem preparado para todos aqueles que guardam a sua palavra, pessoas que assim como o Senhor, tem humildade e muito amor, é nesta cidade celeste que todos os Cristãos irão morar eternamente, porém esta cidade não estará no céu, e sim descerá do céu, em Apocalipse 21:2 o apostolo São João vê a Nova Jerusalém descendo do Céu da parte de Deus, e no versículo 3 diz ," Agora o tabernáculo de Deus esta com os Homens, Deus habitará com eles " , na verdade os Cristãos irão subir ao céu no arrebatamento da igreja, e lá permanecerão por sete anos, que é o tempo que irá durar a grande tribulação aqui na terra, depois a igreja volta a este mundo, junto com o Senhor Jesus Cristo que irá vencer a besta do apocalipse, e a Igreja reinará com Cristo por mil anos aqui na terra, logo a seguir vem o julgamento do trono branco, e a seguir é Deus quem desce aqui na terra para viver com os homens, Deus vai trazer o tabernáculo celeste, que é a Nova Jerusalém para junto dos homens aqui na terra, vendo desta forma poderemos dizer que : Não vamos morar no céu com Deus, mas Deus trará o céu até nós para morar conosco. 

O TAMANHO DA NOVA JERUSALÉM APOCALIPSE 21:16 E 17
A Nova Jerusalém tem o formato de um cubo, ou seja possui a mesma medida em todos os lados, e mede 12 mil estádios de todos os lados, sendo que um estádio corresponde a 180 metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente 2.160 Km ( Dois mil, cento e sessenta Quilômetros ) de cada lado da cidade e 4.665.600 ( Quatro milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, e seiscentos ) Quilômetros quadrados , para se ter idéia do tamanho da cidade, iremos compara-la com a cidade de São Paulo, que é considerada uma das grandes cidades do mundo. 

São Paulo possui 1.493 KM2 ( um mil, quatrocentos e noventa e três Quilômetros quadrados, e comparando com as medidas apresentadas em Apocalipse 21:16 e 17 , a Nova Jerusalém corresponde a aproximadamente 3.124 ( Trez mil, cento e vinte e quatro ) vezes a cidade de São Paulo.

CURIOSIDADE DA CIDADE SANTA
  • A Nova Jerusalém poderá ser somente uma cidade sobre a nova terra que o apostolo São João viu em Apocalipse 21:1, pois assim diz a passagem bíblica " Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra já passaram, e o mar já não existe " , sendo assim a Nova Jerusalém não seria o único lugar onde os salvos pudessem estar, mas sim o chamado Tabernáculo de Deus na terra, havendo habitantes também em outros lugares da nova terra, e que o tamanho da Nova terra mencionada nesta parte de Apocalipse será muito maior que o tamanho da Nova Jerusalém, não dá para imaginar o novo planeta com tamanho tão inferior ao do atual , e também temos que considerar que na Nova terra não existirá o mar, que hoje ocupa a maior parte da superfície da terra, e sendo assim o número de pessoas na Nova terra poderia ser muitas vezes maior que neste mundo, porém isto é apenas uma possibilidade, e sendo assim, não conseguiremos jamais ter cálculos aproximados da população da Nova Jerusalém
  • De acordo com os números apresentados na bíblia, a Nova Jerusalém será uma cidade extremamente grande, aqui na terra não existe nada parecido, não da para imaginar como seria morar numa cidade como esta, existiriam casas tão próxima uma da outra ? a bíblia sequer menciona que existirá casas, mas se tratando de uma cidade, onde existe ruas, muros, praça, creio que existira casas, existirá prédios como neste mundo, as áreas destinadas a lazer tal como as praças, seriam proporcionalmente parecidos com o que existe neste mundo, e se tratando de uma cidade tão grande que neste mundo mais parece um país, como seriam a chamada área rural , que nem sabemos se existirá, portanto observando tudo isto não dá para ter cálculos exatos sobre a população da Nova Jerusalém.
  • Um outro ponto a ser observado é se na cidade existirá animais, florestas, matas, tudo isto poderá existir não na Nova Jerusalém, mas no restante da Nova Terra se considerarmos a observação do primeiro item, pois acredito que existirá sim os animais, as florestas e matas, porém levando tudo isto em consideração, não dá para se ter um número nem aproximado da população da Nova Jerusalém.
  • Outra coisa a ser observada é do porque a cidade tem sua altura tão extensa, com 2.160 Km de altura, daria para se fazer varias cidades uma em cima da outra e sobraria espaço para muita coisa, a cidade poderia ter andares, vários pisos, porem tudo isto são hipóteses, a bíblia não dá as respostas para tais perguntas, e qualquer posição que eu venha adotar poderei ser acusado de estar pregando heresias, mesmo estando certo, por isto apresento estes pontos apenas para mostrar que quando comparo a população de uma cidade aqui na terra com a população da Nova Jerusalém é apenas para oferecer algo mais ao leitor. fonte Estudos da Escatologia
O melhor arquiteto do mundo não conseguiu imaginar, não subiu em seu pensamentos algo tão maravilhoso como o que Deus tem feito na Nova Jerusalém, a mente de Deus esta muito acima da mente humana. 


A cidade possui: 

  • Muitas moradas, todos podem ir morar lá
São João 14:1 a 3
  • A cidade brilha como a glória de Deus
21:11
  • Muros grande e alto
21:12
  • Doze portas com o nome das doze tribos de Israel
21:12
  • O muro da cidade possui doze fundamento com o nome dos apóstolos
21:14
  • A cidade é parecido a um cubo, quadrada
21:16
  • Os muros são de jaspe
21:18
  • A cidade é de ouro puro
21:18
  • Na cidade não existe templo ou igreja
21:22
  • Não haverá necessidade de sol ou lua pois a glória de Deus ilumina toda a cidade
21:23 e 22:5
  • Não existirá noite
21:25 e 22:5
  • Uma cidade com um rio limpo, que possui a água da vida
22:1
  • Nesta cidade também existe uma praça, que fica as margens do rio
22:2


12 comentários:

  1. parabens meu amado irmão:pr.Esdras cabral

    ResponderExcluir
  2. Meu Professor:

    A Nova JERUSALÉM Refere-se a uma cidade (capital) do Novo céu e Nova terra, ou se trata do próprio novo céu e nova terra?

    No caso a Nova Jerusalém não precisará de sol ou lua, isso significa a não existência deles, ou que não se perceberá pelos habitantes dali?

    Quando se diz: Alí não haverá noite, refere-se a não contagem dos anos ou simplesmente a não percepção/ou existência dos astros maiores dos céus?

    ResponderExcluir
  3. PAZ DO SENHOR GREGÓRIO: VAMOS TENTAR RESPONDER A ESTAS PERGUNTAS - LEMBRANDO QUE MUITAS COISAS NÃO NOS FORAM REVELADAS CLARAMENTE.

    PRIMEIRA RESPOSTA - CÉU E TERRA SÃO INDEPENDENTES DA NOVA JERUSALÉM. DIZ A BÍBLIA VI UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA. A NOVA JERUSALÉM SE REFERE SIM A UMA CIDADE CAPITAL SERÁ REFERENCIAL PARA TODAS AS NAÇÕES DA TERRA

    SEGUNDA RESPOSTA - ACREDITO QUE O SOL E A LUA EXITIRÁ PORQUE A VIDA MARINHA, TERRESTRE CONTINUARÁ A EXISTIR, NA QUAL O SOL E LUA É DETERMINANTE PARA A VIDA - A EXPRESSÃO TALVEZ DIGA QUE NÃO SE PERCEBERÁ OS DOIS ASTROS, DEVIDO O BRILHO DA CIDADE SANTA. OUTRA HIPÓTESE É QUE NÃO HAVERIA NECESSIDADE DOS DOIS ASTROS, PORQUE A GLÓRIA DA CIDADE SANTA SUSTENTARÁ TODA A VIDA NA ETERNIDADE.

    TERCEIRA RESPOSTA - A RESPOSTA SE ATRELA NAS DUAS PRIMEIRAS RESPOSTAS.

    OBS. ESPERO QUE TENHA CONTRIBUÍDO, POIS NÃO HÁ UMA UNIDADE NOS TEÓLOGOS DA ESCATOLOGIA NESSE PARTICULAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, a paz do Senhor. Li seu artigo sobre as 2 test. e os 144 mil escolhidos... tenho uma sugestão, pois tenho mergulhado nesse livro de maneira intensa e apaixonante... As duas testem. pra mim são Elas e moisés, pois perceba que em apoc. 11 é descrito características desses homens, que nos permite compreender quem são: Elias - pois tem poder para fazer parar de chover como Elias fez... e o interessante é que o prazo que não choveu foi 3,5 anos, lemba? (pra mim no tempo em que ele prof. não irá chover!!! imagine que terrível!!! e Moisés. Por quê? por que ele tem poder pra transformar água em sangue e ferir a terra com os flagelos, como Moisés o fez no Egito (medite em Apoc. 11:8)... Em Zac. 4:11-14 essas duas test. aparecem (é o mesmo evento)... sobre os 144 mil - o mesmo evento se encontra em Ezequiel 9... esses homens serão selados provavelmente no início da primeira metade da última semana profética, e serão preservados na última metade, pois apoc. 9:4 há uma ordem para que só os selados sejam protegidos de uma tormenta terrível q atingirá todos os homens...
      e por fim, os 4 anjos do cap 7, provavelmente não são os mesmos do cap 6, pois lá se tratam de querubins que assistem diante de Deus, e que são a última patente angelical IIReis 19:15 - e vento, meu pastor é uma metáfora para guerra/sentença de juízo, etc... veja Jeremias 51:1,2... E aí eu concordo com o senhor que os 144 mil serão escolhidos na 1ª metade da G. T.... perceba que a guerra só será liberada quando os eleitos judeus forem selados... e por causa do selo não serão atormentados...
      e em outro artigo sobre a altura das muralhas, realmente eu fico confuso, pois, também diz que ela tem 144 côvados de altura (64 meros)... como conciliar??? Meu e-mail é xandy.rafa@gmail.com

      Excluir
  4. Pastor, Em Apocalipse 22:2 fala da praça, e na praça tem a arvore da vida e diz tbm q as folhas dessa arvore sera para a saúde das nasçoes, bem sei q essas nasçoes nao serao habitantes da nova Jerusalém, e sim da nova terra, a pergunta é, se tudo será perfeito, intao o por que destas folhas serem para SARAR as naçoes?

    ResponderExcluir
  5. tenho um pergunta quem suber me responda por favor.

    sobre o tamnaho da NOVA JERUSALÉM. 12 mil estádios fisicamente?
    suponhamos que na sociedade atual se salve todo o planeta, lenbrando e só um exemplo, a mais ou menos 7 bilhões de pessoas no mundo atual, junte esta 7 bilhões de pessoas e coloque todos no estado de são paulo, sera que vai caber? me respondan. imaguine todas as nações desde o principio do mundo, de acordo com a biblia e coloquem os justos fisicamente na cidade de são paulo ver se cabe. acho que ficou claro que vão se salva poucas almas do começo ate o fim dos tempos. estou correto? se estiver errado mecorrija.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo mas a ciência fala que veio no minimo 100 bilhões de pessoas na terra e que morreram e que Deus consiga salvar no máximo 1 terço desses que chega a uns 30 BI da mesma forma que satanás iludiu os anjos pro lado dele.sem contar ainda o período em que jesus governará a terra durante o milénio em que os humanos continuaram a de multiplicar na terra...e aí como é que vai ficar ? Deus ele tem solução pra tudo e nada é impossível pra ele...

      Excluir
    2. 1 estádio romano = 185m
      12 mil estádios = 2.220.000 m
      Transformando em Km = 2.220 Km = 4.928.400Km²
      Área do Brasil = 8.514.876 Km²
      A nova Jerusalém é 58 por cento do tamanho do Brasil, isto é, mais da metade do Brasil

      Excluir
    3. Corretissima,na cidade Santa só irão habitar os escolhidos mais fiéis de todos os tempos.Porque Jesus mesmo disse que:Estreito é o caminho é poucos passam po ele.

      Excluir
  6. Yeshua vira´no arrebatamento e encontraremos Yeshua nos ares e desceremos p/ a terra com corpos glorificados e os mortos em Yeshua ressusitaram primeiro ai famos ficar com Yeshua na jerusalem antiga ainda, depois haverá um ajuntamento das naçoes p/ aniquilar Ysrael com as naçoes (pessoas que receberam a marca da besta)Mas yeshua destruira o ant cristo co o sopro da sua boca.

    ResponderExcluir
  7. Parece ensinamentos da adventista e das testemunhas de Jeová.

    ResponderExcluir
  8. Parece ensinamentos da adventista e das testemunhas de Jeová.

    ResponderExcluir