Símbolos e seus significados

A humanidade ao longo de sua existência desenvolveu uma relação de intimidade com o sobrenatural, exteriorizada no culto a Deus e conseqüente observação dos princípios Bíblicos ou no culto às mais diversas divindades originadas no paganismo e nas religiões que se distanciaram dos preceitos apresentados na Bíblia.
A humanidade criou uma série de símbolos, que através do principio de analogia, representa ou substitui a crença ou rituais; por meio da simbologia mística é possível evocar os seres espirituais.

O que é Nova Era O movimento Nova Era, que é também conhecido por Era Aquariana, é uma filosofia que absolve todas as seitas que adotam princípios de ocultismo, bem como práticas ideológicas, que negam os princípios Bíblicos, na intenção de desmerecer os valores espirituais do Cristianismo. Uma pesquisa acurada desse movimento é o suficiente para nos mostrar que nada há de novo, exceto o nome, mas são velhas crenças ocultistas do Hindus cultivadas atualmente no Ocidente.

Origem Apesar de o movimento Nova Era, haver surgido na década de 60, na forma que o conhecemos hoje, sua origem se remonta do início da criação, ainda no Éden quando satanás se incorporou na serpente, convencendo Eva à uma Era Melhor após desobedecerem as ordens de Deus.
Gn 3:1-9 "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. {ou cintas} E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás"?

Satanás, desde o princípio nunca cessou de apresentar principalmente para o povo de Deus, algo Novo, algo atraente e agora nestes últimos dias, sua pressa ainda é maior, ele tem pressa, e muitos são os seus adeptos.
A origem da Nova Era, está intimamente ligada à Sociedade Teosófica, fundada pela médium Helena Petrovna Blavastky em 1895. Cuja Sociedade foi o caminho pelo qual a filosofia hindu chegou ao Ocidente.

De posse dos "conhecimentos" adquiridos em suas viagens e em incessantes estudos esotéricos, filosóficos e espiritualistas, não foi difícil a Sra. Blavastky reunir em torno de si adeptos e admiradores das suas doutrinas. Ajudada pelo coronel H. S. Olcott e W. O. Judge, que se impressionaram com a sua doutrina, fundou ali, em 1875, a Sociedade Teosófica, que se destinava ao estudo de Deus e da sua ligação com os homens. 


De posse dos "conhecimentos" adquiridos em suas viagens e em incessantes estudos esotéricos, filosóficos e espiritualistas, não foi difícil a Sra. Blavastky reunir em torno de si adeptos e admiradores das suas doutrinas. Ajudada pelo coronel H. S. Olcott e W. O. Judge, que se impressionaram com a sua doutrina, fundou ali, em 1875, a Sociedade Teosófica, que se destinava ao estudo de Deus e da sua ligação com os homens.


A Sra. Blavastky, nasceu na Rússia em 1831, descendente de uma família nobre alemã; aos 17 anos casou-se com um general czarista (Blavastky) e o abandonou três meses após o casamento. Os estudiosos de sua vida dizem que Helena era médium espírita e esteve durante cerca de dez anos possuída por um demônio que dizia chamar-se "João King".

Perturbada por tal possessão, Helena começou a viajar consultando médiuns famosos em busca de libertação. Em suas viagens foi parar em Tibete na Índia e no Egito onde se interessou pelo misticismo oriental. Conheceu ainda outros países na busca de respostas ao seu problema e acabou por vis a residir em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O termo "teosofia" foi usado inicialmente por um filósofo chamado Antonio Saccas, que foi mestre de Plotino, e indicava uma filosofia pagã que procurava explicar Deus através de todos os fenômenos observáveis ou não, existentes nas religiões e na natureza. Com o evoluir dos tempos, o que passou a se chamar de "teosófico", foi a tentativa de reunir todas as crenças e todos os fenômenos em torno de uma só filosofia.

O termo teosofia quer dizer: "sabedoria de Deus", ou "sabedoria acerca de Deus".
Quatro anos após ter fundado a Sociedade Teosófica, a Sra. Blavastky foi para a Índia onde residiu por algum tempo, mudando-se depois para Londres, onde um dos fundadores, W. O. Judge, dividiu a Sociedade em 1885. Tal divisão não logrou muito êxito e a Sra. Blavastky, com sua autoridade e inteligência, dirigiu a Sociedade com mão firme até a sua morte em 1891.      

Veja a seguir alguns símbolos que representam os costumes e práticas ligadas à Nova Era. continua

Um comentário:

  1. Muito bom este artigo Pastor, que Deus continue te abençoando poderosamente!!

    ResponderExcluir