O REINO MILENIAL


O Milênio. Período de mil anos predito pela Bíblia como sendo o Reinado Messiânico, ou seja, o reinado do céu estabelecido na terra, inaugurando uma nova forma de vida, finda a última dispensação (sétima).

Esta época áurea é ansiosamente aguardada pelo povo israelita (Lc. 2:38; At. 1:6:7). Jesus não lhes revelou o tempo e a hora do seu estabelecimento.

Obs: Esta esperança tem impulsionado a volta de Judeus à sua pátria em grande número de emigrantes.

QUAIS OS PROPÓSITOS DO MILÊNIO? Ao iniciar o seu ministério terreno, Jesus revelou a plataforma do seu governo, sendo Ele detentor de uma legislação plenipotenciária, conhecida como Sermão do Monte, localizado em Mateus, o Evangelho do Rei, cap. 5 e 7. Alguns propósitos do Milênio são:

1. Fazer convergir em Cristo todas às coisas e a criação        (Ef. 1:10);

2. Estabelecer a justiça e a paz na terra, eliminando todo o mau contra Deus (1Co.  24:28);

3. Fazer Israel ocupar toda a terra prometida e fazê-Lo cabeça das nações (Gn. 15:18);

4. Cumprir as profecias referentes ao reinado do Messias (Dn. 2:44; Sl. 26:12).

Nota: Não somente os homens, mas também toda a criação aguarda este glorioso tempo para a sua libertação do pecado a que ficou sujeita desde a queda do homem no Éden.


QUE FORMA DE GOVERNO HAVERÁ NO MILÊNIO? O Governo Milenial será uma Teocracia, todos os governos do mundo estarão sobre o senhorio de Cristo. Ele vem para reger as nações como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Sendo Ele o único potentado que regerá o milênio. Cumprir-se-á em sua plenitude (Fl. 2:10-11) “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a Glória de Deus Pai”. Leia (Ez. 37:24-25; Jr. 30:9) Neste dia ouvir-se-á a canção dos reis da terra, profetizada no (Sl. 138:4-5). Todos os reis cantarão esta canção.

Nota: Não haverá predominância de nação, agora Israel será a centralização de tudo. “Um só será Rei, um só será o Senhor, um só será seu Nome”, (Zc. 14:9). Davi então ficará à frente do governo. (Ez. 34:23-24).

ONDE ESTARÁ A IGREJA NO MILÊNIO? A Igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém celestial (Cl 3:4). A Santa Cidade descerá e pairará nas alturas sobre a Jerusalém terrestre (Is. 22; Mq. 4:1) A glória desta cidade iluminará Israel e seus arredores, (Is. 24:23). O sol e a lua não serão mais necessário, pois a  glória divinal será perceptível a todos, certamente pelo efeito miraculoso: SHEKINAH (Is. 40:5).

Nota. Diz Salomão: “Bendito para sempre o seu glorioso Nome, de sua glória se encha toda a terra”.  (Sl. 72:19) A igreja se integrará na administração com Cristo. (1Co. 6:2; Ap. 2:26-27), sobre a Cidade, leia (Ap. 19:9-27 - 8).

Obs: O Reino Milenial será a resposta, às orações de milhões de servos de Deus, “VENHA O TEU REINO”.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho amado irmão. Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Quando o senhor fala "A Igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém celestial"
    Jerusalém Celestial é um agrupamento dos santos de forma espiritual que diferencia da Jerusalém física, capital de Israel.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor.
    Tenho uma curiosidade que não foi abordada.
    A igreja terá acesso a terra?
    De que forma que ela vai reinar?
    Fiquei pensando no assunto, quando estava refletindo quando se diz que após o arrebatamento a igreja vai passar toda a eternidade fazendo nada mais doque dizendo: Santo, Santo e o Senhor e tal...
    Claro q glorificar a Deus ainda mais no estado perfeito será uma consequência e prazer natural que teremos por velo face a face.
    Mas vai a bíblia não diz nada sobre a nossa função na eternidade?

    ResponderExcluir