Culto em Família


DEUTERONÔMIO 6. 4-8

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois,
o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.

 Introdução

Se alguém viajar pelo Brasil de norte a sul, de leste a oeste - observará que quase todos os povoados e cidades possuem templo (casa de adoração).

Isto significa que o ser humano tem sentimento religioso, ou seja, desejo de adorar.
Sabe-se que o templo é um local importantíssimo de adoração, porém, pode-se adorar nas residências, nos locais de trabalho, em viagens, pois, Deus é Espírito, e pode ser adorado onde estiver o adorador. O fundamental é que essa adoração seja em espírito e em verdade.

É oportuno rememorar que a palavra HOMEM em seu significado original significa: “aquele que olha para cima”, isto é, aquele que tem o desejo de adorar, de cultuar.

O culto objetiva aprofundar, através de seus atos, o relacionamento do homem com Deus.

Observa-se que nos primeiros dias da Igreja cristã os servos de Deus se reuniam em lugares diversos, no templo e de casa em casa. Pretendemos abordar a importância do culto no lar, ou seja, a adoração em família.

São muitas as dificuldades que atingem as famílias atualmente. No presente estudo a ênfase está na realização do culto na família.

Sabe-se que o corre-corre diário, quando cada membro da família possui os seus compromissos e estão constantemente ocupados no desempenho de várias tarefas, torna-se difícil a prática do culto doméstico e individual. Outras situações desagradáveis dificultam a plena realização do culto na família, especialmente alguns ruídos ocasionais ou periódicos.

O culto doméstico tem sido motivo de bênçãos para todas as famílias que o praticam, auxiliando na edificação espiritual, pois, o lar, como a primeira escola, tem sido um lugar de inspiração e adoração. Pergunta-se: É possível a família moderna realizar com eficácia o culto no lar? O que pode ser feito para que o culto doméstico seja uma realidade diária em nosso lar?

Panorama Bíblico
1. O que contribuiu de modo significativo para o pleno desenvolvimento da carreira cristã e ministerial do jovem Timóteo? (II Tm. 1.5).
2.   O que Jó realizava entre os seus familiares, e com que propósito?        (Jó. 1.4, 5)
3.  Que ensino precioso se aprende no lar de Maria, mãe de João       Marcos? (At. 12..12)

Reflexões Práticas

Vejamos o que a Bíblia tem para nos instruir a respeito do culto na família, que é um assunto necessário e relevante ao bem-estar de todos.

1. O CULTO NA FAMÍLIA É PRÁTICA INSPlRADORA NAS ESCRITURAS

O texto-base mostra, nos vv. 6 e 7, que o Senhor Deus está orientando a transmissão dos Seus mandamentos aos membros da família, e que isso seja feito de modo freqüente, ou seja, "assentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar-te, ao levantar-te ". Os pais têm a responsabilidade de transmitir aos filhos os ensinos da Palavra de Deus, sendo que o culto na família é um mandamento propício para o cumprimento desta recomendação.

É conveniente recordar que os primeiros cristãos se reuniam nas residências (At. 2.46; 5.42; 12.12). É admirável nos registros referentes à igreja primitiva a expressão: "A igreja que está em tua casa" (Rm. 16.5; ICo.  16.19). Eles entenderam este mandamento. Transformando seus lares em um local de adoração a Deus. Vale a pena registrar que o crescimento da Igreja em alguns países tem como uma de suas causas à reunião do povo de Deus nos lares.

Será que as famílias cristãs estão atualmente cumprindo esta recomendação do Senhor? Aqueles que amam a Deus e são Seus filhos, precisam  obedecer os Seus ensinamentos. A negligência quanto à prática do culto na família tem trazido prejuízos. Por conseguinte, todo esforço precisa ser feito para que cada família se transforme numa Igreja, afim de que se possa dizer: "A Igreja que está em tua casa".

2. O CULTO NA FAMÍLIA É PRÁTICA QUE REQUER AÇÃO CONTÍNUA

Percebe-se no texto em foco que a orientação é no sentido de se comunicar (inculcar) os ensinos sagrados aos filhos em todo o tempo. Os pais precisam falar aos filhos dentro de casa, durante as viagens, à noite e até pela manhã. Esta é a idéia do v 7. A adoração a Deus em família deve-se constituir em uma ação ininterrupta. Esta prática contínua pode ser exercida por todos os membros da família, e de várias formas. Antes, ou depois do culto doméstico, cada membro da família precisa ter a sua hora tranqüila (Hora devocional), isto é, o seu culto individual.
Os sacerdotes estavam incumbidos, por lei, de acender fogo sobre o altar, que deveria permanecer aceso continuamente (Lv. 6.12,13).

Portanto, a ênfase recai sobre um estado de culto a Deus, e não apenas em se ter determinados momentos de culto, pois este não pode terminar na vida do cristão “o qual vive para cultuar a Deus continuamente”. É muito importante a existência de um horário apropriado para o culto em família. Porém, o mais importante é o servo de Deus possuir uma vida de culto a Ele, a cada instante e em todos os lugares e circunstâncias. Não basta ter apenas momentos de comunhão com Deus no lar, sem demonstrar os seus efeitos no dia-a-dia.

3. O CULTO EM FAMÍLIA É PRÁTICA QUE RESULTA EM BENEFÍCIOS

É bom lembrar que os mandamentos do Senhor, quando cumpridos de modo integral e contínuo, redundam em benefícios para os seus praticantes. Vejamos alguns desses benefícios que o culto na família proporciona:

a) Conhecimento da Palavra de Deus. O culto atualiza a Palavra que incentiva a sintonia das pessoas com Deus. Hoje se percebe que muitos possuem pouco conhecimento Bíblico. Por meio do culto na família haverá maior conhecimento da Bíblia, pois esse é um momento adequado para essa finalidade. Há diversos devocionários úteis à realização do culto na família, mas, a Bíblia é insubstituível, e precisa ser mais conhecida e amada por todos.

b) Crescimento espiritual. O apóstolo Pedro recomenda o crescimento na graça e no conhecimento da Palavra do Senhor (II Pe. 3.18). Os momentos de culto são ocasiões sempre oportunas para que o desenvolvimento espiritual seja manifesto (I Tm. 4.15).

c) União familiar. O culto da família precisa ter sempre um aspecto agradável para unir os membros seus e, não, para dispersá-los. Não deve ser demorado, mas não apressado. Quando há crianças, elas precisam ser contempladas com oportunidades para oração, leituras Bíblicas, cânticos, etc.

d) Evangelização. E ocasião em que os pais estarão evangelizando os filhos e vice-versa. Os visitantes e serviçais que porventura estiverem na residência na hora do culto, terão a oportunidade de ser alcançados para Cristo. O lar, como extensão da Igreja, é sempre um local propício para a evangelização. Muitas Igrejas que existem hoje tiveram a sua origem em reuniões promovidas nos lares.

e) Resoluções de problemas. É oportunidade para se compartilhar experiências com lições úteis para resolução de dificuldades. Na família os problemas são quase uma rotina. Alguns membros erroneamente procuram as soluções que não são as mais corretas. Por meio do culto doméstico a família possui a feliz oportunidade de colocar aos pés do Senhor os seus problemas, na certeza de que Deus apresentará a melhor solução no tempo oportuno (Sl. 25.12; I Pe. 5.6,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário