Finanças na Família


''Se alguém transmite uma doutrina diferente e não se atém às palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e ao ensino segundo a piedade, é um orgulhoso, um ignorante, alguém doentiamente preocupado com questões fúteis e contendas de palavras. Daí se originam invejas, ultrajes, suspeitas malévolas, discussões sem fim entre pessoas de mente corrompida, que estão privadas da verdade e consideram a piedade como uma fonte de lucro. Ora, a piedade dá grande lucro, sim, mas para quem se satisfaz com o que tem. Com efeito, não trouxemos nada para este mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma. Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos contentes. Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos, que mergulham as pessoas na ruína e perdição. 1Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos''.I Tm. 6.3-10


Introdução

Uma das questões de maior peso e influência na vida humana é a financeira. Há milênios que pessoas matam por causa do dinheiro; injustiças são cometidas, personalidades são corrompidas, tudo por causa do dinheiro. Ou melhor, pelo "amor do dinheiro", de acordo com a afirmação apostólica (I Tm. 6.10). Isto tem sido verdade especialmente no Brasil onde, há anos, o povo tem sofrido com uma crise financeira, aparentemente insolúvel, devida, entre outros fatores, à ganância e corrupção de governantes e governados, bem como a péssima distribuição da renda nacional. É neste contexto que famílias cristãs sofrem, sonham, choram e lutam e, a Palavra de Deus é e deve ser o guia que orienta as famílias cristãs no trato com os problemas relacionados ao uso do dinheiro.

Todos sabem que o sustento digno de uma família é questão muito séria, que deve ser administrada com bons critérios. Muitas famílias sofrem devido a desempregos constantes de um dos pais; outras sofrem com membros que, preguiçosamente preferem não trabalhar, mas tentam ganhar a vida de maneira fácil sem o "suor do rosto", através de loterias e outras formas de jogos de azar. São muitos os problemas que envolvem as questões financeiras de uma família. Cada família deve saber como administrar suas finanças. Muito embora a Bíblia não tenha texto específico sobre finanças na família, há, entretanto, orientações gerais que, se observadas e obedecidas, trarão bênçãos divinas às famílias.

Panorama Bíblico

1.     Com que propósito a família cristã deve usar o dinheiro? (Pv 3.9).

2.     O que Paulo ensina sobre o suprimento das necessidades básicas da família? (ll Ts 3.6-13).

3. Qual deve ser a atitude de uma família cristã em um período de          dificuldades financeiras? (Fp 4.19).


Reflexões Práticas

I Tm 6.3-10 é um dos textos clássicos da Escritura Sagrada a respeito do dinheiro. O apóstolo Paulo escreve ao jovem Timóteo, instruindo-o quanto a vários assuntos, inclusive quanto ao dinheiro e seu uso. Havia (e infelizmente ainda há) líderes religiosos inescrupulosos que tentavam se enriquecerem a custa da religião (v.5). Paulo aponta os perigos envolvidos nesta tentativa de enriquecimento ilícito. Este texto pode ser aplicado à família cristã; ele sugere que uma boa e correta administração das finanças de uma família depende da compreensão e aplicação de alguns pontos. Vejamos:

1. A ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS NA FAMÍLIA DEPENDE DA COMPREENSÃO DE QUE A VIDA VALE MAIS QUE O DINHEIRO

“Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele”, diz o v. 7. Séculos antes, o livro de Jó expressava a mesma realidade: “Então Jó se levantou... e disse: nu saí do ventre da minha mãe, e nu voltarei...” (Jó 1.20,21). A sabedoria bíblica reconhece que a vida vale mais que o dinheiro. Na sociedade não cristã se pensa o contrário, ou seja, o dinheiro vale mais que a vida. Por isso, pessoas destroem suas próprias vidas e as de seus semelhantes, sacrificam seus valores morais e princípios éticos, tentando obter riquezas, e o que se pensa que o dinheiro pode dar. No entanto, os que assim fazem, não conseguem encontrar na vida felicidade e a realização que desejam.

Isto, porque o não cristão não consegue ver a vida da perspectiva do Reino de Deus; mas para quem está em Cristo, há sempre a lembrança de que a vida vale mais do que coisas, bens, posses, etc. O próprio Senhor Jesus Cristo disse que o corpo é mais do que o alimento, e a vida é mais do que as vestes (Mt 6.25).

A família cristã, conscientizada desta verdade bíblica, irá encarar o dinheiro (e por extensão, todas as questões financeiras) como um servo e não como um senhor. Assim, a família cristã não viverá em função de obter dinheiro a qualquer preço, custe o que custar. Pelo desconhecimento e/ ou desobediência a este princípio bíblico, famílias sofrem muito, pois ao inverter a ordem natural das coisas, quebram o que o próprio Deus estabeleceu. Que nenhuma família cristã se esqueça que, conforme a Escritura, a vida vale mais que o dinheiro.

2. A ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS NA FAMÍLIA DEPENDE DA COMPREENSÃO DE QUE O QUE IMPORTA É O ESSENCIAL, E NÃO O SUPÉRFLUO.

A mensagem do verso 8 é: “tendo sustento e com que nos vesti; estejamos contentes". Este ponto está obrigatória e logicamente ligado ao anterior. A vida vale mais que o dinheiro, mas sem dinheiro a vida toma-se difícil. Por isso, o apóstolo Paulo diz que, tendo o básico (sustento e vestuário) devemos estar contentes. O Senhor Jesus Cristo disse que, se buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça, o básico à manutenção da vida humana será acrescentado (M.t 6.31-33). A epístola aos Hebreus diz: "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei nunca te abandonarei”(13.5).

O orçamento financeiro da família cristã deve incluir despesas com alimentação, vestuário, aluguel (se necessário), despesas com água, luz e telefone (se houver), saúde (médico, dentista, farmácia, etc), educação (livros, material escolar em geral, mensalidades, etc), transportes, lazer, - tudo isto é necessário. Deve também prever algum tipo de economia para o futuro, como por exemplo, um acidente com um membro da família; mas antes de tudo isto, há a consagração dos dízimos e ofertas ao Senhor (Ml. 3.10) e a ajuda aos materialmente necessitados (conforme Mt. 25.31-46; Ef. 4.28; Gl. 6.10).

Vivemos em uma sociedade materialista, que é dominada pela doença do consumismo (que leva as pessoas a comprarem o que não precisam). É preciso fazer ao Senhor a mesma oração feita pelo antigo sábio: “Duas cousas te peço”... Não me dês nem pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário... (Pv. 30.7,8). Estejamos contentes com o básico.

3. A ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS NA FAMÍLIA DEPENDE DA COMPREENSÃO DE QUE A OBTENÇÃO DE RIQUEZAS NÃO É O ALVO DO CRISTÃO.

"Ora. os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada... Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males... ..(vv. 9,10). Precisamos de dinheiro para nossa manutenção, mas não colocamos (pelo menos não deveríamos colocar) a obtenção de riquezas como alvo supremo de nossas vidas. A sociedade pecaminosa em que vivemos incentiva as pessoas a colocarem em primeiro lugar em suas vidas a luta por conseguir ganhar cada vez mais dinheiro. É a filosofia do"quanto mais tem, mais quer", como diz uma música popular brasileira. Este vírus, infelizmente tem contaminado muitas famílias. Isto se vê em pais e mães que sacrificam seus momentos de lazer com seus filhos para trabalhar mais e assim ganhar mais dinheiro; em pais que pressionam seus filhos para fazer um determinado curso em uma faculdade, até mesmo contra a vontade dos filhos, só porque este curso confere mais "status" e salários mais altos a quem o fez; em rapazes e moças que se casam apenas por interesses financeiros, enfim, diversas maneiras que demonstram uma preocupação excessiva em adquirir riquezas. É estranho que esta preocupação, atraente mas inegavelmente antibíblica, tem penetrado no meio cristão de tal maneira que, já há até alguns líderes religiosos ensinando “princípios bíblicos” e  “orações” para se obter riquezas. Se entendermos corretamente a Bíblia, veremos que isto, na verdade, não tem a menor base escriturística.

A família cristã deve usar os recursos financeiros que tem, não importa se poucos ou muitos, para o seu sustento digno, e também para o sustento da obra do Senhor e a ajuda aos necessitados. Assim, não se submeterá ao Senhor tirano e cruel que o dinheiro se toma para muitos, que “atormenta com muitas dores" (v. 10) aos que o colocam em primeiro lugar em sua lista de prioridades na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário