REDESCOBRINDO O CAMINHO DO SUCESSO MINISTERIAL


Primeira Parte do Seminário
Ninguém entra no ministério pensando em fracasso, mesmo porque todos os convocados têm que possuir o desejo incontrolável pela excelência. Depois de Cristo, sem dúvida, o maior exemplo de liderança no Novo Testamento é Paulo. Em suas epistolas pastorais (1, 2 Timóteo e Tito) encontramos o caminho para começar e terminar o ministério de forma próspera.
I)      SAIBA QUAL É A ORIGEM E O PROPÓSITO DA SUA CHAMADA. (2 Tm. 1:1)
1.  Origem da Chamada de Paulo- No desejo divino, na vontade de Deus. O grande temor de Paulo, era o perigo de que o Evangelho fosse corrompido.
2.  Propósito -
(1)   Guardar o conteúdo doutrinário do Evangelho (2 Tm 1),
(2)   Sofrer pelo Evangelho (2 Tm. 2),
(3)   Permanecer no Evangelho (2 Tm. 3);
(4)   Proclamar o Evangelho (2 Tm. 4).
II)     MONITORE OS PERIGOS DA EXTRAPOLAÇÃO DO EGO.
“Não neófito, para que ensoberbecendo não caia na afronta do inimigo”. (1 Tm. 3:6)
“A soberba precede a ruína, e altivez de espírito preceda a queda”. (Pv. 16:18)
“Homem ... soberbos...” (2 Tm. 3:2)
“Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo”. (Gl. 6:3) A queda de um homem começa com orgulho.
1.  Como monitorar esses perigos.        
2.  Seja um ministro da graça.
“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça...” (2 Tm. 1:9; 2:1) Quem eu era? Onde eu estava? Ilustração: “O menino que acordou gritando dizendo que havia crescido, mas quando o pai chegou viu que o mesmo estava atravessado na cama, pensando que tinha crescido”.
(1)   Perguntas a serem feitas sempre.
¨  Estou fazendo para impressionar alguém ou para agradar a Deus? Qual é a verdadeira motivação do meu coração? (1 Reis 18:36-38; 2 Tm. 2:4) Cuidado para não estar invertendo a ordem dos valores, agradando ao homem e entristecendo a Deus.
¨  Os liderados têm medo ou respeito por mim ? (1 Pe. 5:2,3).
¨  Quando minhas idéias são questionadas, como é que eu reajo?
¨  Quando não me dão um tratamento que acho que mereço, qual a minha reação?  Nunca se esqueça, os humildes não perdem a simplicidade. O Rei dos reis nasceu em uma manjedoura. (Mt. 5:2) Um líder bem sucedido é humilde principalmente nas vitórias.
¨  Tenho eu desejado o louvor dos homens?
III)    NÃO SE DEIXE DOMINAR POR UM SENTIMENTO DE MEDO OU PESSIMISTA.
“Porque Deus não nos tem dado espírito de medo (covardia) mas de...” (2 Tm. 1:7)
1.  Poder - caráter para exercer autoridade sem arrogância;
2.  Amor  - traz equilíbrio ao poder;
3.  Moderação - gr. Sõphronismos - “saúde mental”, “sobriedade”. E assim o pastor é mestre de si mesmo e do rebanho.
4.  “...não me envergonho... eu sei em quem tenho crido...estou certo... que é poderoso...” (2 Tm. 1:12)
“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. (2 Tm. 4:6-8)
IV)   OS OTIMISTAS
1.  Encontram saídas onde os outros não vêem. (Jesus no deserto e a multiplicação dos pães Jo.6.)
2.  Tem atitude mental positiva, conseguem focalizar o lado bom da moeda (Jesus e a Mulher Samaritana Jo. 4.)
3.  Enxergam oportunidade na crise (José no Egito Gn. 41.)
4.  Compreendem que no confronto no vale de Hela, o gigante era Davi e não Golias, e porque Josué e Calebe discordaram da maioria (1 Sm. 17; Nm. 13).
5.  Aceitam a idéia de que ninguém presta (O joio - Figelo e Hermógenes. 2 Tm. 1:15 - o trigo - Onezíforo, gente boa (2 Tm. 1:16).
V)    NÃO PERCA TEMPO COM AQUILO QUE NÃO VALE A PENA.
1.  O perigo crescente de a atenção ser desviada para as especulações inúteis e demolidoras e para as controvérsias (2 Tm. 2:14) “Evita contentas de palavras, que para nada aproveita, a não ser para perverter”. (2 Tm. 2:16, 17, 23)
2.  Afasta-te das conversas destituídas de valor.
VI)   EXERÇA O MINISTÉRIO COM COMPETÊNCIA E HABILIDADE EMOCIONAL.
1.  Pense antes de responder.
2.  Responda com base em princípios e não nos seus sentimentos negativos.
3.  Se coloque no lugar do outro.
4.  Pratique a “paciência”.
5.  Paciência para ouvir. (Obreiro que não tem paciência para ouvir e muito, não está maduro ainda para exercer o ministério.).
6.  Paciência para responder. (Uma resposta precipitada pode criar problemas e não resolver o problema.).
7.  Paciência para administrar situações complicadas. (Existem situações que o obreiro precisa pedir socorro de companheiro mais experiente naquela área.)
8.  Paciência com os ignorantes.
9.  Paciência com os deficientes físicos.
10.Paciência com os velhos debilitados na saúde. 
11. Paciência em tratar com as crianças, adolescente e jovens da igreja.
12.Paciência com os que estão em processo de formação, crescimentos, amadurecimentos.
“...manso para com todos, apto para ensinar, sofredor...”(2 Tm. 2:24)
“Instruindo com mansidão os que se opõe...” (2 Tm. 2:25)
“Bem aventurado os mansos...” (Mt. 5:5)
“Mas o fruto do espírito é mansidão, domínio próprio”. (Gl. 5:23)
“O amor é paciente”. (1 Co. 13:4)
“Na vossa paciência possui as vossas almas”. (Lc. 21:19)
Líder bem sucedido sabe “engolir sapos”.  Lidar com pessoas de temperamentos diferentes, com formação familiar diferente, nível intelectual diferentes, condição financeira diferentes, nível de espiritualidade diferente, problemas em áreas diferentes, é necessário muita competência emocional. Isso exige daquele que exerce o cargo:
Os que exercem o ministério com habilidade e competência emocional, não se deixam amargurar diante das perseguições, traição, abandono, criticas, calunias. Enfrenta a tragédia, sem perder a doçura. Paulo diz no final da caminhada: “COMBATÍ O BOM COMBATE”. (2 Tm. 4.7) Apesar de tudo, valeu a pena, a alma continua doce. Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário