SECULARIZAÇÃO DA IGREJA


A SECULARIZAÇÃO DA IGREJA – Pr. Esdras Cabral

1.      Introdução
Historicidade da secularização – é iniciada no final do século XIX e início do século XX quando a sociedade exige a ruptura definitiva com a instituição religiosa. Tudo em prol a emancipação da cultura, política e filosofia da tutela da religião cristã (desencanto do sagrado).

2.      Vivendo em um mundo secularizado
Grandes são os debates sobre este tempo. Destacaremos três: 1- a explosão do fenômeno Religioso (aumento das denominações) 2- a desconfiança na instituição religiosa (a ciência rende-se as místicas) 3- a secularização da igreja (vulgarização da fé)

3.      Efeitos do mundo secularizado - influência na igreja
Um exemplo disso é a vida de Salomão. No primeiro livro dos Reis, cap. 11:1-8. vemos os efeitos que a secularização pode fazer em um servo do Senhor. Salomão retirou Deus do Centro de sua existência; sua mente estava secularizada. Leia também Rm. 12:2.
Outros Efeitos: proliferação de informação, relacionamentos superficiais, ausências de referenciais, alienação, coisificação, exploração do marketing, apetite desordenado pelo material, consumo irresponsável, sede generalizada de status, baixa qualidade de vida cristã, migração dos membros das igrejas para outras denominações, desrespeitos entre os membros da família, entre outros.

4.      Contextualização ou mundanização
A palavra contextualização transmite o conceito de uma constante adaptação ao meio em que se vive. Leia em  I Co. 9:20 este processo deve ocorrer nas nossas vidas sem que haja prejuízo de seu testemunho, visando testemunhar melhor do senhor.
Na busca de uma contextualização há na verdade uma mundanização (secularização)

5.      A secularização na Igreja
O que é de fato? É o modo como à igreja vive, age e acomoda-se aos padrões do mundo. Se contrapondo as doutrinas bíblicas cristãs.
O secularismo torce ardilosamente a verdade de Deus. E também os fatos sobrenaturais.

6.      As conseqüências da secularização na igreja
A perda de identidade – ecumenismo, multiplicidade religiosa e sincretismo religioso.
Valorização da forma ao invés do conteúdo – os púlpitos se tornam verdadeiros teatros, animadores de cultos. Tudo para agradar ao gosto do freguês que rejeitam os preceitos normativos da vida, revelados pelas as escrituras.
Inexistência de compromisso bíblico – onde ficou os efeitos da Reforma Protestante? Na qual devemos ser apologistas da teologia cristã. Veja a posição paulina Cl. 4:5-6.

Exemplos: secularização nas roupas, músicas, liturgia e comportamento.    

7.      O combate à secularização na igreja
Por em prática o primado da palavra – o crente deve manejar bem a palavra da verdade (v.15)
Priorizar e manter sempre o fundamento do evangelho – estejamos sempre como vasos de honra, para promover a glória de Deus.

8.      Considerações finais
Valorizemos os princípios bíblicos em nossa vida como uma forma de conter o mundanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário