Documento confidencial contra os Judeus em 1938


Confidencial: Medidas contra os judeus esta noite

Telegrama enviado pelo general nazista Reinhard Heydrich na madrugada de 9 para 10 de novembro de 1938:

Confidencial!

Para todos os quartéis e delegacias de polícia.
Preocupação:
Medidas contra os judeus esta noite.
Após o atentado contra a vida do Secretário da Missão vom Rath em Paris, demonstrações contra os judeus são esperadas em todo o Reich ao longo desta noite de 9 para 10 de novembro, 1938. A fim de lidar com estes eventos, devem ser seguidas as seguintes orientações:
  • Os Chefes de Polícia ou seus assistentes devem imediatamente contatar os líderes políticos em suas áreas a fim de discutirem os arranjos necessários a tais demonstrações.
    Devem ser tomadas as medidas necessárias para proteção de vidas e propriedades alemãs (por exemplo, sinagogas devem ser incendiadas apenas onde não houver risco de o fogo se propagar para prédios vizinhos).
  • Estabelecimentos comerciais ou residenciais pertencentes aos judeus devem ser destruídos, mas não saqueados.
  • Nas ruas comerciais, em particular, precauções deverão ser tomadas para proteger estabelecimentos de não-judeus contra danos.
  • (...) As demonstrações não devem ser impedidas pela Polícia, que deverá apenas supervisionar a observância das orientações.
  • Tão logo o curso dos eventos desta noite permita, (...) o máximo de judeus em todos os distritos _ especialmente os ricos _ deverão ser presos. (...) Em seguida, os campos de concentração designados deverão ser contatados para recebe-los.
Assinado:
Gen. Reinhard Heydrich
Comandante das SS.
Ao amanhecer do dia 10 de novembro, o saldo de destruição da multidão enfurecida por toda a Alemanha e Áustria era de 7.500 lojas e residências de judeus destruídas, 267 sinagogas incendiadas, 91 judeus mortos e mais de 20.000 presos e enviados a campos de concentração.
Conhecido como A Noite dos Cristais, este evento ocorrido há exatos 74 anos é considerado o prenúncio do Holocausto. (Israel na Web - http://www.beth-shalom.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário