O perfil de um líder aprovado


Estudo bíblico em I Tm. 3:1-7
I)      UM LÍDER QUE ESTÁ ACIMA DE REPROVAÇÃO.
1.  O caráter de Timóteo com certeza era a sua maior força como líder. (Atos 16.2) Sua reputação havia se espalhado além de sua comunidade local. (1 Pe. 3.16)
2.  A manutenção da integridade de coração é profundamente desafiador. (Jack W. HayFord)
3.  Cuidado com a cauterização do ouvido da alma.
4.  Aquilo que você é, é mais importante do que você faz.

II)     UM LÍDER QUE É MORALMENTE PURO, mantendo o padrão de justiça de Deus. marido de uma só mulher.

III)    UM LÍDER QUE ANDA PELA FÉ, demonstra esperança e manifesta verdadeiro amor bíblico em todos os relacionamentos. é um cristão temperante.
Lideres temperantes têm uma visão bíblica da História. Compreendem o controle soberano sobre o universo, mas ao mesmo tempo desempenham suas responsabilidades humanas com diligência. São equilibrados ao abordar problemas e evitam extremos que os desviem dos propósitos de Deus os quais Ele deixou no mundo para que os cumpríssemos. (1 Ts. 5.8; Ef. 1.15,18; Cl. 1.3-8; 1 Ts. 1.2-3; 2 Ts. 1.3; 1 Co. 13.13)

IV)   UM LÍDER QUE TEM UMA FILOSOFIA DE VIDA BASEADA NA SOLIDEZ DAS ESCRITURAS. (Apto para ensinar I Tm. 3:2; I Tm. 2:15)

V)    UM LÍDER QUE É SÁBIO, perspicaz e experiente. é um tipo de cristão que reflete verdadeira humildade e disciplina da graça de Deus para viver uma vida piedosa e é uma pessoa de oração. Um líder cristão é uma pessoa prudente.
1.  A palavra grega traduzida como “prudente” é sopghron, que literalmente significa “saudável de mente”. Esta palavra pode também ser traduzida como “ajuizado”, dependendo do contexto.
2.  Um líder prudente segundo o dicionário Webster é “perspicaz na administração de questões práticas”. Moisés foi sábio na liderança de um grupo com mais de dois milhões de pessoas. (Dt. 1.13,14) Um líder prudente:
(1)   Primeiro: é alguém que não pensa de si mesmo além do que convém (humilde) Rm. 13.3
(2)   Segundo: é alguém que tem uma visão apropriada da graça de Deus. Tito 2:11,12
(3)   Terceiro: é uma pessoa de oração (1 Pe. 4.7).

VI)   UM LÍDER QUE LEVA UMA VIDA BEM ORDENADA e torna o evangelho atraente para os não crentes. é um cristão respeitável.
A palavra grega traduzida para respeitável é “kosmeios”. Nossa palavra cosmético vem da mesma palavra básica.

VII)  UM LÍDER QUE É DESPRENDIDO E GENEROSO, disposto a abrir seu lar ao ministério e partilhar suas bênçãos terrenas com  cristãos e não-cristãos. é hospitaleiro.
Genericamente falando, “ser hospitaleiro” refere-se ao modo como usamos nossas posses materiais -  particularmente os lares em que vivemos e o alimento que comemos. (Rm. 12.10,13; Hb. 13.1,2; 1 Pe. 4.8,9)

VIII) UM LÍDER CAPAZ DE COMUNICAR-SE DE UM MODO NÃO CONTENCIOSO, não defensivo e não desafiador - demonstrando gentileza, paciência, capacidade de aprender, sem comprometer a mensagem da palavra de Deus. Um líder deve ser capaz de ensinar. Capacidade de ensinar aqui, não é capacidade, mas sim uma questão de caráter.

IX)   UM LÍDER QUE NÃO ESTÁ PRESO A QUALQUER ANSEIO PECAMINOSO DA CARNE; mas que considera cuidadosamente o modo pelo qual suas liberdades em cristo possam levar outros ao pecado. Um líder cristão que não é viciado em vinho.

X)    UM LÍDER CAPAZ DE CONTROLAR SENTIMENTOS DE IRA, nunca expressando os mesmos de modo a ferir alguém, nem permitir que eles durem indefinidamente. Um líder não é violento.

XI)   UM LÍDER DEVE SER CAPAZ DE DEMONSTRAR CONVICÇÕES FIRMES E OBJETIVIDADE AO TOMAR POSIÇÃO PELA RETIDÃO, mas também de equilibrar estas atitudes e ações com um espírito amoroso. É cordato.

XII)  UM LÍDER QUE SABE RELACIONAR-SE COM OS OUTROS usando um estilo de comunicação que não os faça sentir-se controlados, manipulados e defensivos.

XIII) UM LÍDER QUE SABE SER UM CRISTÃO GENEROSO, contribuindo regularmente, sistematicamente, proporcionalmente e alegremente para obra do senhor. É liberto do amor ao dinheiro.

XIV) UM LIDER QUE É PAI OU MÃE, TEM UM BOM RELACIONAMENTO COM SEUS FILHOS, dando direção apropriada à unidade familiar. Um líder que dirige bem a sua própria família.
1.  Os critérios básicos para determinar se um homem está ou não preparado para um papel de liderança proeminente na igreja é verificar o quão bem ele está desempenhando a função de líder em seu lar.
2.  Paulo visualizou uma família bem organizada como teste verdadeiro da maturidade de um homem, como se sua capacidade de liderar outros cristãos. Quando toda uma casa esta comprometida com Cristo, você pode estar certo de que o pai é espiritualmente e psicologicamente maduro.
“A marca da verdadeira maturidade está no que fazemos com nossas fraquezas”. (Eddie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário