Elias, o grande profeta


O ciclo de Elias, começa entre os anos 874 e 852 a . C. O grande profeta exerceu seu ministério no Reino do Norte, durante os reinados de Acabe e Acazias. Os capítulos relativos a Elias são       1 Rs 17 – 19; 21 e 2 Rs 1.1 – 17, mas também destacamos textos do NT que fazem menção ao profeta, tais como: ‘ E eis que apareceram Moisés e Elias com Jesus’. Em Mt 17.3‘‘E irá adiante do Senhor, no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes á prudência dos justos e habitar para o Senhor um povo preparado’. Em Lc 1.17‘Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instancia, para que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu’. Em Tg. 5.17. 

O nome Elias significa Javé é Deus ou Jeová é Deus, Elias era natural de Tisbe, cidade localizada na região de Gileade, situada a Leste do Jordão, uma área de poucos moradores. A Biblia nada relata a respeito de sua descendência.Elias era um homem extremamente obediente, conforme podemos observar nos textos de 1 Rs 17.10 e 1Rs 19.5-9 .Como um dos seus pontos fortes, podemos destacar a sua fé. Em 1 Rs 18.34-35, nota-se claramente a calma sustentada pela fé do profeta, um verdadeiro dom de Deus, ele deixa o Senhor agir em lugar da incapacidade humana 2 Co 12.9, se necessário poderia esperar horas sem temor e já sentido o júbilo da vitória.Sua confiança no Senhor era inabalável, nas coisas eternas, o esforço humano não tinha valor, mas sim a obra de Deus. 

Rm 4.5. A confiança que depositava no Senhor era tão grande que se permitia, de forma bem humorada, zombar dos profetas de Baal, pois tinha certeza que jamais conseguiriam realizar o milagre do fogo.1 Rs 18.27 Vivia em constante oração.Apesar de ser um herói da fé, Elias também era um ‘vaso de barro’ e tinha suas fragilidades, num dado momento se viu desanimado, cansado, esgotado. 1 Rs19.3 mas, assim como Paulo em Gl 1.17-18, ele também precisava estar sozinho com Deus para meditar e ser ministrado por anjos.

Muitos milagres foram mencionados, durante o ministério de Elias:Elias profetiza ao rei Acabe, uma seca de três anos.1 RS 17.1Foi alimentado por corvos, durante toda a sua permanência naquele local isolado.1 Rs 17.6Multiplicação da farinha e o azeite da viúva de Sarepta. 1 Rs 17.15 Ressuscitou o filho da viúva. 1 Rs 17.22 Caiu fogo dos céus. 

1 Rs 18.38Elias orou para que chovesse. 1 Rs 18.45Elias feriu as águas, as quais se dividiram em duas onde Elizeu passou. 2 Rs 2.8 Elias teve dois inimigos:Acabe – rei de Israel, filho de Onri, idólatra. 1 Rs 18.16-18Jezabel- filha de Etbaal, servia a Baal, destruiu profetas do Senhor.O confronto no Monte Carmelo:Elias pediu a Acabe que convocasse todo o povo de Israel, também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas que comiam à mesa de Jezabel.

Estando todo o povo reunido, Elias propôs um acordo, já que ele era o único profeta de Senhor que havia sobrado, contra quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, que eles oferecessem um novilho em sacrifício e invocassem o seu deus. Assim também ele o faria e invocaria o nome do Senhor. E aquele que respondesse por fogo, seria o Deus. Todos concordaram. Durante quase todo o dia, passaram os profetas de Baal clamando , sem resposta alguma. Elias se pôs a restaurar o altar do Senhor, que estava em ruínas. 

Tomou doze pedras, de acordo com o número das tribos dos filhos de Jacó, edificou o altar em nome do Senhor, molhou com bastante água todo o altar, inclusive a lenha e clamou o Senhor.Então o fogo caiu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a terra e ainda a água que estava na valeta.E todo o povo prostrou-se reconhecendo: O senhor é Deus! O senhor é Deus! 1 Rs 19-39 Dados importantes a saber:Elias foge para escapar da vingança de Jezabel, esposa de Acabe. 1 Rs 19.14.Deus o anima no Monte Horebe lhe dá nova visão e novas instruções. 1 RS 19.5-18 Elias consagra Elizeu, como seu sucessor. 1 Rs 19.16, 21 Eliasanuncia o juízo de Deus sobre Acabe. 1 Rs 21 Elias anuncia a morte de Acazias. 

2 Rs 1Elias percorre a distancia de 25km correndo em alta velocidade para acompanhar o carro real. Trata-se de sustento sobrenatural, em sinal da presença de Deus com Elias. 1Rs 18.46Conclusão‘Eis que passava o Senhor’. 1 Rs 19-11Esta expressão é quase idêntica em Ex 34.6, que descreve a ocasião em que Deus falava a Moisés no mesmo monte a uns quatrocentos séculos passados.Há um paralelo entre a obra de Moisés e a de Elias.Moisés fundou a teocracia.Elias a restaurouAmbos tiveram um encontro especial com Deus;Moisés foi legislador .Elias foi fundador do verdadeiro movimento profético.Ambos nos seus ensinamentos, no seu ministério e nas suas vidas apontavam para a pessoa de Jesus Cristo ,como o total cumprimento dos seus mais altos ideais, o que ficou claramente provado, quando, séculos mais tarde, num outro monte, ambos apareceram num outro monte ao lado do Cristo transfigurado. Mt 17,3. Fonte:shvoong.com/humanities






Um comentário: