MEDICINA ALTERNATIVA X BÍBLIA


A Medicina é a arte e ciência de curar e prevenir doenças. Esta arte e ciência fundamenta-se no entendimento das leis do corpo e da Natureza, e no profundo conhecimento da fisiologia, biologia, bioquímica, anatomia e demais ciências afins.
A verdadeira medicina deve antes de tudo buscar manter o ser humano harmonizado com as leis que Deus criou, as quais regulam o bem-estar do homem e do Universo.
Na realidade, a desarmonia, o desrespeito para com as leis naturais e divinas é o que tem gerado todo o mal e sofrimento que assolam a humanidade. Portanto, Deus não pode estar ausente do processo de restabelecimento da saúde e bem-estar do ser humano. “Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois, Eu sou o Senhor, que te sara.” Êxodo 15:26
A medicina só atinge seu objetivo de preservar e recuperar plenamente a saúde do ser humano quando é direcionada ao homem como um todo: mente, corpo e espírito. Mas é fundamental que o conceito de ser humano como um todo, seja correto e esteja em harmonia com a opinião do nosso Criador.
Um dos motivos da grande tomada de força da mdicina alternativa hoje, é porque ela se propõe a tratar o homem como um todo, promovendo uma melhor integração do paciente com a Natureza. Esta é a tão divulgada medicina natural holística.
Aqui cabe um esclarecimento: o nome MEDICINA ALTERNATIVA foi substituído por MEDICINA COMPLEMENTAR, já que os processos de prevenção e cura defendidos por essa visão de tratamento e prevenção não devem ser uma alternativa para a medicina convencional e sim uma forma de complemento da mesma.
A realidade é que, os que praticam a medicina ocidental convencional têm frequentemente se esquecido de abordar as pessoas enfermas como um todo.
Muitas vezes os médicos vêem no paciente apenas um órgão ou um determinado sistema doente, ou mesmo apenas um corpo doente. Não atentam para o aspecto mental ou espiritual do paciente. Não apreciam as importantes relações do paciente com a Natureza e com Deus, o Criador do homem e da Natureza. O termo MEDICINA NATURAL vem sendo usado quase como um sinônimo de medicina complementar, e vice-versa. No entanto, deve-se cuidar para não confundir os termos “natural” com “complementar”, pois os dois nem sempre expressam a mesma coisa. A medicina natural não deveria ser uma alternativa, e sim, como já mencionamos, deveria estar intrinsecamente ligada com a prática médica habitual.
A medicina natural verdadeira é a que busca curar e preservar a saúde, usando os métodos que estão plenamente de acordo com as leis naturais do corpo e também com as demais leis divinas – ela é totalmente dependente da orientação e do poder divinos.
Vejamos alguns exemplos de tratamentos que propiciam o autêntico bem-estar:
EUTONIA
“É um trabalho de educação corporal que investiga toda a anatomia do corpo, da pele aos ossos”, define Miriam Dascal, eutonista, de São Paulo (SP).
Dessa forma, é possível conhecer cada estrutura do organismo e, assim, dosar a tensão ou a flexibilidade necessárias para cada movimento. Em aulas individuais ou em grupo, a professora orienta o aluno por meio de exercícios com bolinhas, espumas ou bambus, toques no corpo, desenhos e protótipos.

GDS
Desenvolvida por uma fisioterapeuta belga, Godelieve Denyn Struyf, o método leva em conta que o órgão está dividido em seis cadeias musculares interligadas.
“Muitas vezes, usamos apenas dois ou três grupos, o que prejudica a harmonia dos movimentos e favorece dores e desvios de postura”, lembra Rita Mayumi Kubo Wada, fisioterapeuta do Centro Brasileiro de Cadeias Musculares e Técnicas GDS, em São Paulo (SP). Para reverter o quadro, a técnica ensina a compreender como o corpo funciona e, depois, como utilizá-lo de maneira correta. “A diferença é que o GDS não trata apenas os sintomas, mas procura eliminar a causa do problema também”, enfatiza Rita.

HIDROTERAPIA
“Hidroterapia é a fisioterapia na piscina”, resume Viviana Restier, fisioterapeuta formada pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ). O método busca a reabilitação do corpo com exerícios aquáticos em casos que vão desde pequenos problemas de coluna a doenças neurológicas. São três as principais vantagens: o calor da água aquecida a 32 graus ajuda a aliviar a dor e diminui a tensão muscular. “Além disso, a ação da gravidade é menor dentro da piscina, minimizando a pressão nas articulações. E, finalmente, a flutuação também facilita alguns movimentos difíceis de ser realizados no seco por uma pessoa machucada”, acrescenta Viviana.

QUIROPRAXIA
De acordo com a quiropraxia, dores no pescoço ou na região lombar surgem quando alguma das 24 vértebras da coluna sai do lugar e pinça o nervo. “Com a ajuda do exame de raios X, do mapeamento das regiões dormentes e da análise dos reflexos e da postura, é possível localizar qual é a vértebra que está desnivelada e, apalpando-a, resgatar o alinhamento entre elas”, diz o quiropraxista Iury Borges, de Ilhéus (BA). A técnica é ensinada em curso de nível superior com seis anos de duração. É a segunda maior profissão na área de saúde nos Estados Unidos. No Brasil, há duas recentes instituições formadoras de profissionais nessa área.

ROLFING
Com um tipo de massagem profunda, esse método busca livrar o corpo do enrijecimento causado por maus hábitos de posturas, torsões ou sequelas de algum trauma.
“O objetivo é soltar as fáscias, tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e ossos, liberando a tensão de cada parte do corpo, como se estivéssemos tirando uma roupa apertada”, ensina Luiz Fernando Bertolucci, médico fisiatra e profissional de rolfing, de São Paulo (SP). Dessa forma, o corpo ganha equilíbrio e não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos, como sentar corretamente, ficar de pé ou caminhar.

RPG
A Reeducação Postural Global é uma especialidade de fisioterapia feita para melhorar a postura, aliviar dores nas costas ou nas articulações e diminuir desvios da coluna, como lordose, escoliose e cifose. “A técnica é baseada em alongamentos suaves, exercícios respiratórios e um tipo de tração manual no pescoço feitos em diferentes posições: deitado, sentado ou em pé”, explica Carlos Wiering, fisioterapeuta com formação em RPG, da academia Reebok, em São Paulo (SP). As sessões são individuais e duram 1 hora cada uma.

SELF HEALING
Criado pelo ucraniano Memir Schneider, o método combina técnicas de massagem, exercícios de respiração e outros de visualização para adquirir consciência do corpo e dos movimentos. “É um processo contínuo de reeducação pessoal para modificar os padrões que estão registrados na nossa memória e, consequentemente, incorporar novos hábitos mais leves e suaves que não comprometem o organismo ou podem resultar em doenças”, ensina Wilson Cezar Graves, vice-presidente da Associação Brasileira de Self Healing.

TÉCNICA DE ALEXANDER
Desenvolvida por um ator australiano há mais de 100 anos, a técnica de Alexander é um estudo prático das relações entre a mente e o corpo com o objetivo de mudar vícios de movimentos e postura. “Para fazer qualquer atividade, o aluno precisa aprender a se reorganizar, do pensamento até a ação, prevenindo pressão e stress desnecessários para si próprio”, esclarece Valéria Campos, professora de técnica de Alexander, do Rio de Janeiro (RJ). “O método é bastante procurado por atores, músicos e pessoas que querem prevenir os efeitos da correria da cidade grande em seu organismo”, conta Valéria.

WATSU
A diferença dessa massagem é o local onde é feita: na água aquecida a 36 graus, o que permite um relaxamento mais profundo. O terapeuta faz movimentos circulares lentos segurando o aluno nos braços e a água fica encarregada de massagear o corpo. Indicado para casos de stress, depressão, insônia ou problemas na coluna, o watsu também cria um ambiente favorável para o aluno se soltar emocionalmente. “A água morna e a posição similar a de colo remetem ao útero e resgatam lembranças da infância. É uma harmonização entre o corpo, a mente e o espírito”, assegura a terapeuta Bartira Yuasa, da academia Bio Ritmo, em São Paulo (SP).

Referências Bibliográficas
- Medicina Alternativa – Silas de Araújo Gomes
- Revista Boa Forma – setembro/2001

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostaria de saber sua opinião sobre auriculoterapia, se funciona, se há algum tipo de religião envolvido no método e se o sr. aprovaria (dentro da visão bíblica) o uso ou não por cristãos.

    Obrigada,
    Mírian.

    ResponderExcluir