COMPREENDENDO AS TENTAÇÕES





Martinho Lutero, o pai da Reforma, dizia que três requisitos entram na produção de um verdadeiro ministro do evangelho. Estas três coisas também se aplicam a todo cristão vencedor: oração, meditação - e tentação.







I)      A CHAVE MAIS IMPORTANTE PARA COMPREENDER SUA  TENTAÇÃO É SABER DE ONDE ELA VEM.
Será que a sua tentação se origina de Deus, do diabo - ou da carne? A sua resposta imediata provavelmente é: “É fácil - a tentação sempre vem do diabo porque a Bíblia diz, ‘Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta’ (Tiago 1:13)” No entanto, as escrituras nos dão também esta declaração muito clara: “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1). O Espírito de Deus efetivamente levou Jesus para a zona de combate!

II)     SE DEUS ESTÁ PERMITINDO UMA TENTAÇÃO PODEROSA EM SUA VIDA,
VOCÊ PODE ESTAR CERTO DE QUE ELE ESTÁ SE ESFORÇANDO PARA CONSEGUIR ALGO !
Deus pode estar usando uma tentação para alcançar uma lascívia antiga ou um pecado que lhe assedia, e que tenha grande força sobre você. A Bíblia diz que toda pessoa é tentada “pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tiago 1:14). E é atrás disto que Deus está - dos restos daquela cobiça! Ele permitirá que ela brote ano após ano, até que você finalmente diga: “Por que tenho de continuar enfrentando esta mesma luta?”  Quando uma tentação súbita ataca - indesejada, inesperada, vinda do nada - o objetivo de Deus é lhe mostrar a sua fraqueza. Até agora você sempre esteve vulnerável, pois nunca havia estabelecido uma guarda em seu ponto fraco. E porque Deus deseja lhe auxiliar a se tornar forte aí, Ele dá permissão a Satanás para lhe testar repetidas vezes nesta mesma área - até que a sua guarda é estabelecida. Você vai continuar a ser tentado até que as últimas raízes desta cobiça sejam destruídas!

III)    TODA TENTAÇÃO DOS JUSTOS VÊM DURANTE DOIS MOMENTOS ESPECIAIS DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.
1.  As tentações mais sérias atacam durante duas ocasiões únicas em nosso andar com o Senhor:
(1)   imediatamente após recebermos bênçãos e livramento das mãos de Deus, e um pouco antes de Deus nos abrir uma porta nova e maior de serviço para a Sua glória. Deus pode ter lhe abençoado grandemente, e dito: “Vou lhe usar - abrirei uma porta que ninguém pode fechar!” Talvez Ele tenha lhe mostrado que vai fazer algo muito singular em sua vida, nas áreas de revelação, de utilização e de resultados. Amado: se é este o caso, então fique alerta - pois é geralmente aí que o diabo entra em ação! Você pode ficar pensando: “Como o diabo sabe que Deus está prestes a me usar? Ele não lê pensamentos - ele não conhece o futuro”.  Certo! Mas Satanás teve 6.000 anos para estudar os métodos de Deus! Ao longo dos séculos ele viu como Deus usa os que se voltam para Ele de todo o coração: Abraão, Jacó, Pedro. E agora, ao lhe ver orando e com fome de Deus, ele conhece o significado disto: unção, poder - e abalo para o seu reino! Ele diz: “Esta pessoa está ligada em Deus - ela vai ser grandemente usada. Tenho de chegar à ela antes que isso aconteça!”
2.  As tentações mais mórbidas são lançadas contra aqueles que  já estão com as mãos nas portas de uma nova ordem proveniente dos céus !
Uma ilustração poderosa disto está registrada no Salmo 40. Eis um relato fascinante de como um dilúvio de tentações terríveis se abateu sobre Davi imediatamente após uma de suas maiores vitórias.

IV)   JESUS E PAULO EXPERIMENTARAM GRANDES TENTAÇÕES NESTAS MESMAS DUAS OCASIÕES.
O próprio Jesus é o nosso melhor exemplo a respeito de se compreender e vencer as tentações. Cristo havia acabado de ser batizado em água, e o Espírito Santo havia descido sobre Ele como uma pomba. Aí uma voz falou do céu, confirmando-O para o mundo como o próprio Filho de Deus. Nesse momento Jesus foi honrado e abençoado de uma maneira pela qual homem nenhum houvera sido. O Seu maravilhoso ministério estava bem adiante de Si, em favor do qual Se preparara todos aqueles anos. Contudo, assim que foram ditas as palavras, ‘Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Marcos 1:11), o versículo seguinte registra: “E logo o Espírito o impeliu para o deserto” (versículo 12).

V)    COMO OS SANTOS PODEM VENCER UM DILÚVIO DE TENTAÇÕES? COMO ALCANÇAMOS A VITÓRIA ?
1.  Resista ao diabo, e jamais corra ou fuja com medo.
2.  “Sujeita-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Os cristãos geralmente citam só a última metade deste versículo - mas ela é apenas parte da primeira metade! O mais importante é submeter-se a Deus - e isto significa submeter-se à tentação que Ele permitiu! Jesus submeteu-se à tentação no deserto porque sabia que a mão de Seu Pai estava presente nisso. E o conhecimento disto Lhe deu a convicção e o conforto de que não estava sozinho no campo de batalha. Mas muitos cristãos que são assaltados por grandes tentações começam a se subestimar. Tornam-se desencorajados e deprimidos - e logo desistem, dizendo que sua fé não funciona. Não compreendem que a razão específica de estarem sendo tentados é porque estão fazendo progresso! O Senhor ordenou que nos preparemos para a luta: “Permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos” (I Cor. 16:13).
3.  Nunca converse com o tentador.
4.  Nunca entre em disputa com o diabo ou suas potestades! É aí que muitos dos santos falham. Discutem consigo próprios a respeito da tentação, se algum bem poderia advir dela. Em vez disto, devem é apagar rapidamente a chama, negando ao diabo uma oportunidade de injetar argumentos ilusórios! 
5.  Determine parada instantânea à qualquer possibilidade de se ceder à tentação.
6.  A hora de parar a tentação é ao primeiro impulso. É aí que você precisa declarar um rápido e enfático NÃO! “Não, diabo! Não, carne!” Alinhe-se ao lado de Deus imediatamente contra o seu pecado. Nada faz o diabo fugir mais rapidamente do que um imediato e definitivo “Não!” ao primeiro ataque.
7.  Repila Todas as Tentações com Escrituras operantes.
8.  O diabo ri de nossos argumentos; eles nada significam para ele. Há apenas uma coisa que põe terror em sua alma, e isto é a palavra de Deus no coração do cristão - crida e operante, ativada! Não podemos vencer nossas batalhas através da desguarnecida determinação humana, ou recitando versos das Escrituras. Isto porque a força e o poder não estão nas palavras, mas na autoridade que Deus investiu nelas. Para possuir poder sobre o diabo, a palavra de Deus precisa sair de um coração que crê e de lábios que confiam. Davi disse: “...pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento” (Salmo 17:4). Também se vangloriou: “...me guardei da indignidade” (18:23). Como ele se guardava do pecado? “Pois tenho guardado os caminhos do Senhor ...e não afastei de mim os seus preceitos” (Salmo 18: 21-22).
9.  Lutero testificou: “Sofri muitas paixões e com intensidade. Mas assim que me apropriei de qualquer trecho das Escrituras, e me mantive nele como sobre uma âncora, rapidamente as minhas tentações se desvaneceram - as quais, sem a Palavra, teria sido impossível suportar, muito mais, vencer”. 

VI)   RESPONDA SUA TENTAÇÃO COM UM MANDAMENTO CONTRÁRIO!
Se a sua tentação é em relação ao adultério ou à fornicação, grite: “Não adulterarás!” (Êxodo 20:14). Se trata-se de qualquer tipo de cobiça proclame: “Não cobiçarás” (verso 17). Se for a luxúria da carne, grite: “Se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte!” (Rom. 8:13). Se trata-se de uma lascívia antiga que tenha se apossado de você, grite, “O pecado não terá domínio sobre vós!” (Romanos 6:14).
Busque na Bíblia e pegue alguns mandamentos contrários! Comece a proferi-los e a crer neles. Somente a fé faz operar a palavra escrita - e somente a palavra operante (ativada) põe o diabo para correr! Você pode se posicionar e dizer: “Diabo, estou a salvo de você e de qualquer coisa que você envie contra mim proveniente do inferno. A minha resistência não é em função do meu testemunho, ou de qualquer santidade minha - não; resisto em função da palavra escrita de Deus, como Jesus fez”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário