INFIDELIDADE CONJUGAL - ESTUDO PARA EBD


Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela... Efésios 5.22-25

INFIDELIDADE

É de fundamental importância destacar que o assunto “infidelidade” precisa estar baseado exclusivamente nas Escrituras Sagradas, através das quais julgaremos a cultura. Insisto que devemos analisar a cultura com base nas Escrituras e não as Escrituras pelas lentes da sociedade moderna.
 
Também não podemos negar a importância do tema, enquanto falamos sobre famílias, tendo em mente tanto as situações que obviamente acontecem (das quais não podemos fugir, infelizmente), mas também as tendências da abordagem liberal das Escrituras no meio evangélico, o que tem trazido tanta confusão. 

O assunto também não diz respeito apenas aos casados, mas também aos solteiros,  pois trata-se da questão da fidelidade a Deus em primeiro plano, e essa fidelidade não tem a ver com idade, gênero ou condição civil.  Quem não aprende a ser fiel a Deus enquanto é solteiro, não será fiel ao casar-se.
 
O casamento por si,  evoca o VOTO DE FIDELIDADE. Jesus reafirma ordem de Deus dada desde o início da criação humana: “Por isso,  deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.  Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem” Mt 19:5-6.
 
Com isso Jesus está dizendo que casamento é doação. A razão pela qual  muitos casais estão se dando mal, é porque conservam a ideia de que o casamento é uma forma de extrair do outro as suas próprias necessidades,  sejam afetivas,  sejam sexuais. E com isso, não aprendem a arte de doar compreendendo seu cônjuge em suas diferenças respeitando-as, mas aprendem estratégias de exploração do outro, de querer transformar seu cônjuge em um objeto de suas expectativas e necessidades. (o nome disso é egoísmo e tem acabado com muitas famílias).
 
E essa exploração é assassina. Ela se manifesta através de exigências e lentamente vai matando a admiração de um cônjuge pelo outro, porque nenhuma pessoa sadia emocionalmente,  quer  ou aceita ser controlada o tempo todo, sendo tratada apenas um objeto da satisfação do outro.
 
Então, o que é fidelidade?   Richard Foster,  em seu livro:  Sexo, dinheiro e poder (pg135)  faz uma abordagem pertinente sobre esta questão.  Ele traduz fidelidade em 7 conceitos, dos quais eu destaco 5:
 
1. Fidelidade é a afirmação da nossa sexualidade em toda a sua complexidade múltipla.
2. Fidelidade significa direcionar o sexo genital através da aliança conjugal, provida por Deus.
3. Fidelidade significa mutualidade.
4. Fidelidade significa honestidade e transparência de ambas as partes.
5. Fidelidade significa explorar juntos o mundo interior da vida espiritual.
 
Isto significa que a preservação de uma família depende desse grau de fidelidade colocada em prática. Foi exatamente por isso que Deus nos deu um alerta sobre a infidelidade no casamento através do profeta Malaquias:  Malaquias 2:10-15.
 
Se você acha que isso é radical demais,  ou muito legalista,  uma vez que estamos vivendo sob o período da graça de Cristo,  então observe bem o que o próprio Jesus falou: Mateus 5:17-19  e  27-32.
 
Assim sendo,  segundo Jesus,  a infidelidade não começa em um ato,  mas na simples intenção do coração,  no olhar que manifesta a cobiça,  e que viola a  lei de Deus:  Não cobiçarás a mulher do teu próximo. (Êx 20:17).
 
Mas,  eu sei que tudo o que estou falando já está na mente de quase todos.  Não é nenhuma novidade. Quase todos já leram estes textos,  ouviram pregações sobre eles e já tomaram ciência das conseqüências da desobediência a estes princípios.   A grande maioria  também já se deparou com a triste experiência vivida por outros casais (ou até eles próprios),  percebendo o triste resultado de escolhas mal feitas e a tragédia que isto gerou em suas famílias.
 
Ora,  se já sabemos que a infidelidade só vai levar uma pessoa a se dar mal,  porque é que isto continua acontecendo?  O que há de tão sedutor,  enfeitiçando homens e mulheres?   O QUE HÁ POR TRÁS DA INFIDELIDADE?
 
1. Há uma forte  ação do sistema humano em que estamos inseridos (o mundo) – Romanos 12:2,  I João 2:15.   Há todo um sistema mundano arquitetado para que você seja o que não tem que ser,  tenha o que não precisa ter e baseie sua imagem pessoal no exterior e não na vida interior.
 
2. A ação de satanás com todos os seus agentes –  Ele está atento às brechas abertas no seio da família,  articulando seu plano de destruição. I Pe 5:8,   I Co 7:5.
 
3. O instinto carnal. Jesus disse em Mt 26:41 – Orai e vigiai, para que não entreis em tentação,  porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca.   Homens e mulheres são seduzidos pelos seus próprios desejos carnais,  pelo seu forte impulso na busca pelo prazer,  seja ele legítimo ou não.   O que fazer?  Vamos ler Colossenses 3:1-10.
 
Conclusão: Estas observações são preventivas para que não aconteça a infidelidade conjugal por parte de ambos. Mas o que fazer quando já houve a infidelidade? 

1. Reconhecer o pecado e pedir perdão a Deus, pois o ato de infidelidade agride primeiro a santidade de Deus.

2. Oportunize uma abertura para que haja uma conversa franca com o cônjuge. não tirando o direito da parte afetada de aceitar ou rejeitar. Acima de tudo ore a Deus afim de que haja um perdão pela parte afetada. a misericórdia triunfa no juízo.

3. que haja uma transparência de arrependimento, afim de não ser mais reincidente da infidelidade. "o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Pv. 28.13



Um comentário:

  1. mais uma ótima abordagem sobre um tema dos mais importantes na vida cristã!

    ResponderExcluir