SETE MODELOS DE HUMILDADE PARA O CRENTE



Introdução: Ter humildade significa a qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre outras pessoas, e nem se mostrar superior a elas. A humildade pode ser considerada como uma virtude que identifica o sentimento exato de nos avaliarmos diante de outras pessoas. Aquele que se vangloria mostra explicitamente a falta de humildade e nessa condição não possui qualquer característica da humildade demonstrada pelo nosso Senhor Jesus Cristo. A única virtude que Deus concede graça é aos humildes, pois aos soberbos e orgulhosos, Ele resiste. A falta de humildade também indica a falta de amor, porque a palavra diz que o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, ou seja, quem ama de verdade tem humildade, pois é impossível um orgulhoso amar de verdade. Todo cristão para provar que é verdadeiramente nascido de novo em Cristo, deve demonstrar um perfil fiel de humildade, não somente pela aparência, pois a aparência pode ser enganosa e falsa, porém deve demonstrar com atitudes sinceras em relação a si mesmo e essencialmente em relação ao seu próximo. A bíblia diz que a cada dia todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Essa transformação só ocorrerá em nossa vida se estivermos nos conduzindo com os mesmos exemplos de humidade deixados por Jesus para cada um de nós seguirmos. Quem não está enquadrado nesses exemplos de humildade deixados por Cristo, jamais poderá ter uma vida em processo de transformação à imagem dele. 

1 - NOSSA HUMILDADE SÓ É VERDADEIRA SE MODELADA NOS EXEMPLOS DE CRISTO - Filipenses 2.5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, - Mateus 11.29 aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.
A humildade deve ser uma característica de todo cristão verdadeiro, pois o cristão deve ter nesse aspecto o mesmo comportamento humilde de Cristo. Isso é adquirido imitando o modelo demonstrado pelo Senhor durante o seu ministério terreno. Cristo era essencialmente humilde e isso nos devemos aprender com Ele, como a própria palavra diz assim em Romanos 8.9: Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se formos de fato humildes, devemos ser semelhantes a Cristo, que é o nosso maior modelo de humildade. Jesus se humilhou a si mesmo a ponto de sofrer e morrer por nós. No seu ministério Jesus sempre demonstrou provas de sua compaixão pelo povo. Os milagres que realizava não era para ostentar qualquer tipo de grandeza e sim porque realmente queria aliviar os sofrimentos de todos os que vinham a ele, como também ia de encontro aos necessitados. Não assumiu posição de autoridade e grandeza como os líderes judeus, mas viveu como homem pobre, no meio dos pobres, e como homem humilde no meio dos humildes. O auge da sua humildade foi submeter-se à morte de cruz, uma morte humilhante por todos nós.
 2 - NOSSA HUMILDADE SÓ É NOTADA QUANDO CRISTO É MAIOR EM TODO NOSSO SER - Filipenses 2.6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, - João 3.30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Jesus despojando-se de toda a sua glória, em todo o seu ministério não buscou apegar-se a essa glória, nem cobiçar ou aparecer nela. Ele se esvaziou de toda Sua Majestade e do seu aspecto anterior na plenitude da sua divindade enquanto esteve aqui nessa terra. Assim era necessário, pois Ele como Deus não poderia ser sacrificado na cruz do calvário e sim como homem, porém um homem perfeito e sem pecado. Tudo isso Ele fez movido pelo seu grande amor pela humanidade e o fez voluntariamente. João Batista quando diz: convém que Ele cresça e eu diminua mostrava com isso a sua própria diminuição diante daquele que tinha uma obra que homem algum poderia realizar, o qual era Jesus. Podemos conjecturar que João poderia estar dizendo a todos: vocês pensam que eu fiz muita coisa, nada poderá ser comparado ao que Ele vai fazer e conseguir. Se quisermos contribuir para a promoção do nome de Cristo devemos nos diminuir mais diante dele.

3 - TER HUMILDADE É ESVAZIAR-NOS DO NOSSO EU PARA VEREM CRISTO EM NÓS
 - Filipenses 2.7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; - Mateus 23.12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Assim se esvaziou das glórias e honras que sempre teve no seu estado divino, para fazer-se semelhante aos homens. Porém não tomou somente a forma de homem, mas a forma de servo, porque Ele não veio para ser servido e sim para servir. Um homem que se exalta a serviço do reino, na realidade faz insultos a Deus como aos seus semelhantes, pois a exaltação pertence exclusivamente a Deus e o homem não pode apropriar-se desse direito. É indignante o que se observa no meio evangélico quanto a determinados líderes. O que mais vemos explicitamente em nossos dias é uma disputa de poderes ministeriais, onde um na sua soberba quer ser maior que o outro em números de igrejas, que tem mais poder, que faz mais milagres, que tem mais riquezas e assim por diante. A humildade passa longe desses líderes. 

4 - TER HUMILDADE É SUPORTAR TODA HUMILHAÇÃO EM SUBMISSÃO A CRISTO - Filipenses 2.8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. - Hebreus 11.36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
A morte de Cristo tinha todas as circunstâncias possíveis de humilhação, pois era maldito todo aquele que fosse pendurado no madeiro. Como ovelha muda Ele foi levado ao matadouro, porém não abriu a sua boca para reclamar, murmurar, revidar contra os seus antagonistas. Foi ofendido, açoitado, exposto como um espetáculo público, onde muitos zombavam e riam da sua condição. Porém Ele suportou toda sorte de ofensas sem abrir a sua boca, pois havia também a intenção do maligno de que Ele reagisse usando os poderes de acalmar ventos, mares, e fazer toda sorte de milagres para se livrar daquela situação e não chegar até a cruz. Muitos heróis da fé tanto do antigo testamento como do novo testamento revelaram uma humildade semelhante à de Cristo em tudo que foi predestinado para eles. Muitos foram mortos da forma mais cruel com os inimigos usando de toda crueldade e terror, e, mesmo assim, eles a enfrentaram com ousadia e a suportaram. 

5 - NOSSA HUMILDADE SE MANTIDA EM TODA SITUAÇÃO É EXALTADA POR CRISTO - Filipenses 2.9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; - I Pedro 5.6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
A exaltação é a recompensa de que passa por humilhações a serviço do reino de Deus na terra. A exaltação de Cristo também se relacionava com a sua natureza humana que, sozinho venceu todas as coisas que vieram sobre Ele. Com isso Jesus recebeu um nome acima de todo o nome, um título de dignidade acima de todas as criaturas, homens e anjos. Visto que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes, devemos nos humilhar, não somente uns aos outros, mas ao grande Deus, cujos julgamentos estão prestes a virem sobre todo o mundo. A mão de Deus é poderosa para derrubar os orgulhosos dos seus pedestais e exaltar aqueles que forem humildes. Devemos nos tornar humildes e submissos a Cristo em tudo que vier sobre nós, isso sem qualquer tipo de contrariedade.

6 - TER HUMILDADE É VIVER SUBMISSO A AUTORIDADE E SOBERANIA DE CRISTO - Filipenses 2.10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, - I Pedro 4.11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Jesus com toda a sua humildade venceu a morte e o inferno e recebeu todo o poder no céu e na terra e debaixo da terra, onde está exercendo toda a sua autoridade sobre todas as criaturas sejam celestiais como terrenas e todos devem se ajoelhar diante dele reconhecendo o seu poderio. Quem não dobra os seus joelhos diante de Jesus um dia terá que dobrar no julgamento do grande trono branco. Só que dobrará não para ser perdoado e sim para ser condenado eternamente, porque tudo está sujeito a Jesus. Só através da nossa humildade é que nossos serviços são aceitáveis ao Senhor. O nosso serviço em prol do reino de Deus precisam ser cumpridos com toda submissão, sempre procurando fazer o melhor para Deus. O trabalho na obra para o cristão é sublime, mas também muito difícil, porém ele envolve grandes recompensas da parte de Deus. Tudo exige muito esforço e renúncia a muitas coisas do reino físico, pois tudo que fazemos deve almejar a glória de Deus como o nosso propósito principal. Deus não é glorificado em nada do que fazemos se não oferecermos tudo a Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

7 - TER HUMILDADE ENVOLVE CONFESSAR CRISTO ABERTAMENTE PARA SUA GLÓRIA - Filipenses 2.11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. – Mateus 10.32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 
A bíblia diz que se com a tua boca confessares e no teu coração creres, serás salvo e quem não confessar e crer será condenado. Como Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, não há e nem existe qualquer outro meio de salvação. Quem resiste em confessar o nome de Jesus como o seu único salvador, continua em estado de condenação, e um dia no juízo final irá receber a sua sentença condenatória e no momento de receber essa sentença terá que dobrar os joelhos nem que seja quebrado e com a sua boca vai ter que confessar que Jesus é o único Senhor de todo o universo. Quem confessa Jesus  no tempo presente, verá no futuro a indescritível honra de ter tomado essa decisão. Não basta apenas crer em Cristo, pois é preciso também professar essa fé sofrendo por Ele. E, é com a sinceridade da nossa fé que o nome de Jesus é glorificado e muitas almas edificadas. Aqueles que honram a Cristo, Ele também honrará, e isso é uma promessa Dele. Fonte www.pastorguilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário