POR QUE OS CRISTÃOS GUARDAM O SÁBADO E NÃO O DOMINGO

Está é uma dúvida que muitos cristãos tem, porque não o sábado e sim o domingo. Deveríamos guardar também o sábado ou não? Vamos responder a luz da Bíblia.

I)      O sábado - faz parte da aliança exclusiva entre Deus e Israel (Ex. 31.12-17) e, antes do concerto do Monte Sinai, Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado.

II)     O sábado não é uma instituição perpétua (Rm. 10.4); Oséias profetiza a abolição do sábado (2.11).

III)    Jesus Cristo não guardou o sábado como mandava a tradição oral dos fariseus (Jo. 9.16), embora Ele tenha cumprido todos os mandamentos de Deus (Jo. 15.10).

IV)   O Novo Testamento não exige que se guarde o sábado, mas freqüentemente reitera todos os demais mandamentos. Segundo Paulo, nós estamos debaixo de uma nova aliança caracterizada pela graça (Rm. 8.6-13) e não somos julgados por causa de “dia de festa, ou lua nova, ou sábados” (Cl. 2.16).

V)    Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou e venceu a morte no primeiro dia da semana, oferecendo-nos, assim, o maior sábado, o maior livramento: a libertação do domínio do pecado (Mt. 16.9). Também foi nesse dia que Ele apareceu aos discípulos (Jo. 20.1,19,26), impetrou a sua bênção e outorgou a grande comissão (Lc. 24.13,36,50; Mt. 28. 19,20).

VI)   O Espírito Santo desceu e inaugurou a Igreja no domingo, pois o Pentecoste é comemorado cinqüenta dias depois do sábado da Páscoa. E foi nesse mesmo dia que Pedro levou pelo menos três mil pessoas ao arrependimento e batismo.

VII)  Há evidências históricas que a igreja primitiva e a igreja apostólica guardavam o primeiro dia da semana muitos antes de 325 A.D.:

1.  Atos 20.7 comprova que havia ceia, reunião, exortação e pregação, enquanto 1 Corintios 16.1,2 sustenta que havia campanhas e recolhimento de oferta no dia de domingo;
2.  Inácio de Antioquia afirma que o “dia do Senhor é o príncipe entre os demais dias”;
3.  Em sua epístola, por volta do ano 120 A.D. , Barnabé declara: “Guardamos com alegria o oitavo dia, o dia também que Jesus ressurgiu da morte”;
4.  Clemente afirma: “De acordo com o Evangelho, um cristão observa o ‘dia do Senhor’, glorificando desta maneira a ressurreição de Cristo”;
5.  No inicio do segundo século da era cristã , Irineu dá testemunho de que “no dia do Senhor, todos nós, os cristãos, guardamos o dia de repouso, meditando na lei e regozijando-nos nas obras de Deus”;
6.  Justino, o mártir do segundo século, afirma: “Ora, o domingo é o dia em todos nós temos nossa assembléia comum”;  e
7.  Eusébio, historiador da igreja, declara: “O dia da ressurreição, ou seja, o dia do Senhor era observado em todo o mundo”.


VIII) No Novo Testamento grego, a palavra correspondente a “domingo” é Kyriake Hemera (Ap. 1.10). E o termo “dia do Senhor” contém a idéia fundamental da palavra hebraica “sábado”, “descança”, porque o verdadeiro repouso eterno está em Cristo (Hb. 4.9-11; Ap. 14.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário