TEMA: MISSÕES: ORDENANÇA DE DEUS E OBRIGAÇÃO DA IGREJA

SERMÃO 8  
AUTOR ESDRAS CABRAL DE MELO
TEXTO: Marcos 16.15
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a todo criatura”

1 – O PROJETO MISSIONÁRIO DO NOVO TESTAMENTO

A missão de toda a igreja é pregar o evangelho todo ao mundo todo. A igreja que não evangeliza se fossiliza

O projeto inicial da igreja primitiva na obra missionária teve vários obstáculos

1.    Obstáculo linguístico ( Paulo – árabe, aramaico, latim, grego e hebraico)
2.    Obstáculo do transporte (jumentos, camelos, cavalos barcos e navios a vela)

3.    Obstáculo da perseguição – Roma o contrário de Amor
Contudo o evangelho chegou aos três continentes (Europa, África e Ásia) no 2º século da história da igreja. 
Qual foi o segredo desse grande feito da igreja primitiva? Reposta “TEMOR” At. 2.43

2 – A OBRA MISSIONÁRIA ATRAVÉS DOS SÉCULOS
NA IDADE ANTIGA – período que vai do ano 1 até 476
1.    As perseguições dos imperadores os Césares e Augustus foram 12 grandes perseguições realizadas contra o cristianismo nascente.

Arena romana – carnificina dos cristãos
Torturas subterrâneas – morte dos cristãos em cadeiras de ferro incandescentes
Prisão dos pregadores – Paulo preso e decapitado em 63 – João na ilha de Patmos em 96 Policarpo de Esmirna em 167
Três livros retratam bem o genocídio dos cristãos neste período ( As Catacumbas de Roma de Bejamim Scott) (O Livro dos Mártires – John Fox) (Os Mártires do Coliseu ‘O Reilly)
A igreja crescia no calor das perseguições – matavam 10 surgiam 100

NA IDADE MÉDIA – Período que vai do ano de 476 até 1453
1.    Século XII cria-se o Tribunal do Santo Ofício (Santa inquisição) Mais de 1 milhão foram mortos pela fogueira santa (altos de fé) Os horrores da morte vinham em nome de Deus.

2.    Cientistas, médicos, astrônomos, físicos, geógrafos, matemáticos, geômetras etc. foram condenados pelas suas idéias e invenções. Como o médico Miguel de Servant.

3.    John Wiclif em 1370 traduz a bíblia para o inglês – facilitando a difusão simultânea do evangelho na Inglaterra, para toda Europa e o mundo

4.    Monge Italiano Jerônimo Savonarola no final da idade média – foi queimado por não aceitar os abusos da Igreja e questionar a autoridade papal.

NA IDADE MODERNA – Período que vai de 1453 – 1789
1.    Período dos reformadores – A reforma protestante denuncia os erros absurdos das interpretações das escrituras, lesando a mente dos fiéis

2.     Jan Huss de Praga da Tchecoslováquia em 1415 foi morto na fogueira por denunciar as indugências “Hoje vocês assarão um ganso magro, mas em cem anos ouvirão um cisne cantar. Não serão capazes de assá-lo e nenhuma armadilha ou rede poderá segurá-lo”.

3.    Martinho Lutero – fixa na porta do castelo de Wintenberg as 95 teses – em 31 de outubro de 1517 rompe definitivamente com a igreja católica. Em 1522 traduz o Novo testamento para a Língua Alemã e em 1534 toda a Bíblia no Alemão.

4.    John Calvino em 1550 inicia uma grade reforma na Suíça – escreve a obra A Instituição da Religião Cristã.

5.    John Knox da Escócia em 1550 orava dizendo “senhor daí-me a Escócia se não eu morro” Deus ouve a oração de Knox e salva o povo escocês.

6.    Willian Tyndale – aos 30 anos de idade traduz toda a bíblia para o inglês. Causando uma revolta no alto clero católico, pois afirmava que “os fies não poderiam ter acesso às escrituras e só os padres poderiam interpretá-la para fins políticos e religioso

7.    Período do descobrimento das Américas – expansão da obra missionária

NA IDADE CONTEMPORÂNEA – Período de 1789 – aos dias atuais
1.    Surge neste período uma das maiores conversões ao cristianismo – John Newton um traficante de escravos negros da África do Sul. Ao encontrar-se com a morte  no naufrágio do seu navio de escravos (A morte tem capacidade de nos provar que não somos de ferro). Encontra-se com Deus ao permitir escapar da morte. “Escreve um dos hinos mais belos da história do cristianismo “Amaizing Grace” Graça Maravilhosa”. A letra diz “amaizing grace haw sweat the sound”. “Graça maravilhosa como é doce o som que salvou um miserável como eu”.

2.    Em 1906 na rua azuza em Los Angeles nos EUA pentecostalismo contemporâneo. houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo "batismo com o Espírito Santo".

3.    O Brasil se torna alvo da obra missionária: pelos Anglicanos, Luteranos, Metodistas, Presbiteriana, Batistas, Congregacionais e em 18 de junho 1911 pelos Assembleianos

4.    Na eurásia o evangelho destrói a cortina de ferro Pr. Peter Kusmic

5.    Na Alemanha o Evangelho destrói o muro de Berlin

6.   Na Rússia o evangelho é pregado na praça vermelha de moscow pelo Pr. Josué Irion – Lenin dizia “vamos sepultar o cristianismo”

7.    No Corea do Norte – missionários cumprem pena em alas psiquiátricas

8.   No Japão a tarde o céu fica azul, vermelho e violeta só de queimar incenso a Buda imagem de 20 metros de altura- o evangelho converte budista após 30 anos.

9.    Na Índia existem mais de 320 milhões de deuses.

10.  No Brasil, Brasília se torna a capital do esoterismo. Xintoísmo, Baiaismo, Taoísmo, Confucionismo, Sei-sho-noê, Perfect Libert, Espiritismo. Centros de invocação de demônios .







Nenhum comentário:

Postar um comentário