CARREGAR A CRUZ - CONTRARIADO OU ESPONTÂNEO

TEXTO: Mc.15:21
“E obrigaram certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a carregar-lhe a cruz”.  Deus está procurando homens e mulheres cujos corações estejam comprometidos com Ele, que desejam ardentemente conhecer a Cristo, na intimidade, e segui-lo com diligencia. (Fl.3:7-10, 12-16) “Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para cima e para baixo, procurando pessoas que tenham coração perfeito para com Ele, de maneira que ele possa mostrar o grande poder que tem em ajudar essas pessoas.”   (2 Cr. 16:9) Cirene na África do Norte, possuía numerosa população judaica. Provavelmente, Simão era Judeu daquele lugar, que viera à festa. Foi pego de surpresa e obrigado a carregar a cruz pois Jesus que não tinha forças.

I) OBRIGARAM SIMÃO LEVAR A CRUZ
1.  Por que obrigaram? Não faria espontaneamente, não poderia ver importância neste ato, carregar a cruz de um criminoso qualquer que ele não conhecia.
2.  Será que nós temos percebido a necessidade de carregar a cruz de Cristo? Estamos fazendo isso espontaneamente?

II) SIMÃO PASSAVA POR ALI
1.  Ele veio para uma festa importante, mas algo muito mais importante estava acontecendo na sua frente. Sua desatenção não o deixa perceber isso.
2.  Quando estamos atentos à nossa própria vontade não enxergamos a verdadeira necessidade que é levar a cruz de Cristo, somente vemos nossas festas particulares.

III) SIMÃO FOI ENCONTRADO PARA CARREGAR A CRUZ
1.  Entre tantos na multidão, ele foi escolhido para carregar a cruz por aquele longo percurso. Que imenso privilégio foi para ele o de levar a cruz de Jesus!

2.  Nós também fomos escolhidos em meio a uma multidão, até hoje Jesus nos oferece sua cruz para levarmos (Mt.10:38; 16:24). Mas muitos se recusam a pagar qualquer preço substancial para levar, carregar a cruz de Cristo hoje em dia.

IV)  O QUE É A CRUZ ?
1.  É a vereda da renúncia.

2.  O caminho da santificação, sem o qual ninguém jamais verá a Deus. (He.12:14; 2  Tss.2:13).

3.  É o serviço que prestamos aos outros.


4.  É uma inquirição espiritual séria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário