O QUE É REVOLUCIONAR O MUNDO PELO EVANGELHO

55ª EBO- ESCOLA BÍBLICA DE OBREIROS NA COMADALPE

TEMA: O QUE É REVOLUCIONAR O MUNDO 

AUTOR ESDRAS CABRAL DE MELO

TEXTO: I CORINTIOS 9.16  HEBREUS. 11. 36-38

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” I Coríntios 9.16

“E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

1 -  O que é revolucionando? Alvoroçando? Transtornando? Virando de cabeça para baixo?

Vem do latim – revoltus, ato de revolver, mudanças radicais.
O cristianismo é o único movimento revolucionário religioso que não há violência.


Cristo sempre foi contra a violência
            No pagamento dos impostos
            Samaritanos que não acolheram Jesus – Tiago e João conhecidos filhos do trovão
            Na defesa de Pedro com a espada.
            No sermão da montanha – sermão do pacifista

Modificou o mundo através de suas ideias

Uma das ideias principais do cristianismo foi o poder de converter pessoas.
 A carta de Paulo à Filemon: Quando Paulo estava na prisão escreveu 4 cartas: Quais são as cartas? Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom

Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões”.  
Não já como servo; antes, mais do que servo, como irmão amado,
Obs. Somos Sal e não Saleiro.



2 – VOTANDO AS ORIGENS – O COMEÇO DA NOSSA HISTÓRIA REVOLUCIONÁRIA

·         As perseguições eram intensas. (mortes dos apóstolos principalmente a de Pedro, Paulo e Tiago). Cristãos sendo arrastados para confrontar com as bestas feras na arena romana no infame coliseu servindo de espetáculo de horror.
 
·         A crueldade aplicada aos defensores do santo evangelho do Senhor Jesus. Três livros retratam bem o genocídio dos cristãos neste período ( As Catacumbas de Roma de Bejamim Scott) (O Livro dos Mártires – John Fox) (Os Mártires do Coliseu ‘O Reilly) punições sofridas com requintes de crueldades aos cristãos.   
·         Prisão do pegador Policarpo de Esmirna discípulo de João. Um dos pais da igreja Mestre da Ásia, morto em 167 no alto de uma fogueira aos 86 anos de idade. Suas ultimas palavras foram (tenho 86 anos de idade, Jesus nunca me negou nada, como posso negá-lo?
·         No segundo século após a morte de Cristo. Os três continentes conhecidos (Ásia, Europa e África) tiveram conhecimento da pregação simultânea do evangelho de Cristo. Em tempos que não haviam: carros, navios a motores, aviões, balões, helicópteros, computadores e internet. Contudo o evangelho foi alcançado pelos povos da época
·         Existe um por quê para todos esses acontecimentos? Sim! A bíblia responde o Porquê de tudo isso Atos 2. 43  “ E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”.

UM MINISTÉRIO REVOLUCIONANDO O MUNDO PRECISA DE:
1 -   CORAGEM

                 - Para enfrentar a morte todos os dias - Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. At. 20 24.
Obs. A única maneira de cuidar de si mesmo é esquecendo-se de si mesmo. Deus cuidará de você 
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Rm. 8.36
Milhares de cristão saiam de suas casas para evangelizar (muitos não voltaram)


            - Para convencer os contradizentes da fé  - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. – Tito 1.9 -10 e 11- existem insubordinados, enganadores – fazê-lo calar

João Calvino Apegado à palavra fiel. Este é o principal dom em um bispo, que é eleito principalmente por causa do ensino; porque a Igreja não pode ser governada de qualquer outro modo que não seja pela Palavra. "A palavra fiel" é o título que ele dá àquela doutrina que é pura e que procedeu da boca de Deus. Ele deseja que um bispo a agarre firmemente, para que não seja só bem instruído nela, mas que seja constante em mantê-la. (experiência na Universidade)


            - Para suportar as intempéries da vida ministerialPaulo fala das coisas que lhe aconteceram, mas que contribuíram para o seu ministério e o avanço do evangelho.
            Perseguido em damasco
            Rejeitado em Jerusalém
            Esquecido em tarso
            Apedrejado em listra
            Preso e açoitado em filipos
            Escorraçado em Tessalôniaca
            Enxotado em Beréia
            Chamado de tagarela em Atenas
            Chamado de impostor e ladrão em corinto
            Enfrentou feras em Éfeso 
            Preso em Jerusalém
            Acusado em Cesaréia
            Enfrentou naufrágio indo para Roma
            Picado na ilha de Malta
Algemado e preso em Roma
(o mesmo diz leve e momentânea tribulação)

Obs. Hoje a maioria dos pregadores só querem hotéis de 5 estrelas, carro do ano para buscar na porta do hotel e jantar em restaurantes caros.

                                           
2 – PODER E AUTORIDADE
Um ministério revolucionando o mundo precisa de mais poder e autoridade na vida, para que se vejam os milagres se cumprindo. Vejamos o exemplo paulino.
 “A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”. 1 Co. 2. 4-5
Exemplos: De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.  E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados. A SOMBRA DE PEDRO.         ( At. 5. 15,16 )
E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.  De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam. O LENÇO DE PAULO. (At.19. 11,12 )

3 – VULTOS REVOLUCIONÁRIOS DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
            OS PRÉ-REFORMADORES

            John Wycliffe nasceu da Inglaterra 1328 – professor da universidade de Oxford. Traduziu o N.T.  Combatia  a indulgência, a transubstanciação e dogmas da ICR. Fundou a ordem dos Lolardos. Condenado como herege.em 1384, seu corpo foi exumado e queimado.

            John Huss. Nasceu na Husinec, na Boêmia em 1373. Tornou-se reitor da universidade de Praga na Tchecoslováquia. Suas pregações foram condenadas como heréticas. Foi queimado na “fogueira santa” com ima coroa de papel cheias de diabinhos. Na hora da morte profetizou: hoje vocês matam um ganso, mas daqui a 100 anos nascerá um cisne que ninguém poderá matar.

            Jeronimo Savonarola – nasceu em ferrara na Itália em 1452. Pregava contra a sensualidade e o vício do papa Alexandre VI. Combatia a corrupção do clero. Foi enforcado e queimado na praça.

            Willian Tyndale – nasceu na parte oeste da Inglaterra em 1494. Aos 30 anos fez uma promessa que haveria de traduzir a bíblia para o Inglês. Afim de que todos pudessem ler a escritura na sua própria língua. (se uma criança recitasse o pai nosso em inglês toda a família seria queimada na estaca). Em 1536 foi estrangulado e queimado na estaca em público. Suas ultimas palavras: Senhor, abra os olhos do rei da Inglaterra.


OS REFORMADORES

            Huldreich Zwuinglio – nasceu em 1484 -  Wildhaus, Cantão de Sant Gallen. Rejeitou as indulgências romanas e afirmava que só a bíblia contém a doutrina necessária para a salvação.

            Martinho Lutero – nasceu em Eislaben Alemanha em 1483. Monge agostiniano escreveu as 95 teses contrariando os interesses da igreja. Criticou Tetzel e fundou o luteranismo.

            John Calvino – Nasceu Noyon na picardia na França em 1509. Uma das mentes mais poderosas da reforma. Escreveu o livro a instituição da religião cristã. Restaurou a cidade de Genebra: religiosa, espiritual, econômica e política e social.

            John Knox. Nasceu em 1514 na Escócia. Foi obrigado a sair da Escócia para Suíça, lá trabalhou na bíblia da Genebra. Principal autor da confissão de Fé da igreja Presbiteriana escocesa. Sua obra “história da reforma na escócia”. Orou dizendo: Senhor daí-me a escócia se não eu morro

Jonathan Edwards (5 de outubro de 1703 - 22 de março de 1758). foi pregador congregacional, teólogo calvinista e missionário aos índios americanos, e é considerado um dos maiores filósofos norte-americano.  Jonantan Edwards. Há aproximadamente três séculos o mundo ficou mobilizado através do mover do Espírito Santo na vida de um homem chamado Jônatas Edwards, o qual pregou uma das mensagens mais impactantes, Pecadores nas mãos de um Deus irado, levando toda igreja a se agarrar nos bancos em que estavam sentadas.

            George Whitefield, (16 de dezembro de 1714 - 30 de setembro de 1770) foi um pastor anglicano itinerante, que ajudou a espalhar o Grande Despertar na Grã-Bretanha e, principalmente, nas colônias britânicas norte-americanas. Seu ministério teve enorme impacto sobre a ideologia americana. (o príncipe dos pregadores ao ar livre)


ESDRAS CABRAL DE MELO é Doutorando em Psicanálise Aplicada da Educação e Saúde. Mestre em Teologia. Pós-Graduado em Antropologia na UFPE, em Metodologia do Ensino Superior, em História das Artes e das Religiões e Ensino de História pela UFRPE. Formado em História e Teologia. Palestrante Educacional e Motivacional na Docência da Rede Pública de Ensino das Prefeituras e do Estado de Pernambuco. Escritor, Educador, Historiador e Teólogo. Também Promove Seminários e Simpósios Relacionados às Ciências Humanas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário