PERIGOS E VANTAGENS NAS REDES SOCIAIS



Por: Esdras Cabral de Melo

Texto bíblico que antevia a rede social

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fl. 4:8



O perigo das Redes Sociais em crianças e adolescentes:

Um quarto das crianças registradas em redes sociais como o Facebook ou o Hi5 tem o seu perfil como público: ou seja, os seus dados podem ser vistos por qualquer pessoa que pesquise o seu nome na rede. Um quinto dessas crianças cujo perfil está publicamente disponível indica mesmo dados tão privados como a sua morada e o seu número de telefone.  
     As crianças e adolescentes estão particularmente vulneráveis aos perigos das redes sociais. Apesar de estas constituírem uma ferramenta interessante para fazer amigos, existem quatro grandes perigos:
·      Ser vítima de um predador sexual
– O risco de encontrar um predador sexual na Internet não é muito grande. Aliás apenas 95% dos abusos sexuais em crianças têm origem no seu círculo familiar.

·      Assédio por parte de outras crianças
- As mensagens e imagens partilhadas nas redes sociais permitem que estas sejam muitas vezes utilizadas para insultar uma determinada pessoa ou enviar fotos indecentes.

·      Roubos de identidade
– Aqui existem vários graus. O primeiro é o roubo de uma fotografia e depois de esta ser roubada pode ser alterada. O segundo é quando uma pessoa copia as fotografias e os seus dados e faz um perfil a fazer-se passar-se por ela.

·      Passar muito tempo nas redes
– Tal como os jogos de vídeo as redes sociais ocupam muito tempo na vida de uma criança/adolescente, e assim sobra-lhe muito pouco tempo para estudar.

Como se proteger?
·         Pedofilia -
Ter um cuidado o máximo em manter a confidencialidade, por exemplo impedindo que quem não faça parte de rede de amigos não tenha acesso aos seus dados.
·         Assédio -
Não hesitar em fazer compreender ao seu amigo que ultrapassou os limites, e se este não parar, retira-lo da sua lista de amigos.

·         Roubo de identidade
De tempos a tempos, pesquisar nos vários motores de busca o seu próprio nome para ver qual o tipo de informação que circula na Internet sobre si, e de vez em quando mudar a password.


 Privacidade e segurança nas redes sociais.
             No caso das redes sociais, aqui ficam algumas recomendações sobre privacidade/segurança em redes sociais. Nem todas se aplicam em todos os casos, mas aqui ficam alguns desses mesmos conselhos: Se usar um sistema operativo Windows, deve usar um antivírus, que consiga detectar ameaças na Web e que funcione igualmente como firewall e anti-spyware;
·  Cuidado com a informação que partilha.
· Nunca revelar informação pessoal (detalhes de morada, etc.) ou de negócio através de redes sociais;
·   Cuidado com fotos e outros conteúdos que se colocam nas redes sociais – o que é giro hoje pode ser comprometedor no futuro;
·    Desconfiar sempre dos links e outras mensagens que sejam partilhados por “amigos” conhecidos e desconhecidos;
·  Isto é particularmente difícil, pois os serviços de redução das URL escondem os detalhes da URL original.
·   Não instalar aplicações no Facebook, sem saber do que se trata primeiro. Nunca, mas mesmo nunca instalar aplicações desconhecidas.

Ingenuidade na divulgação de informações
Muitos dos utilizadores das redes sociais têm muito pouca consciência das consequências da divulgação informação pessoal e privada em redes pessoais. As conclusões sobre o comportamento dos utilizadores no Facebook são assustadoras em relação aos dados que revelam. Assim, conclui-se que:
· 46% dos utilizadores do Facebook aceitam pedidos de amizade de estranhos;
· 89% dos utilizadores da faixa etária dos 20 divulgam a sua data de aniversário;
·   Quase 100% dos utilizadores divulgam o seu endereço de email;
·   Entre 30-40% dos utilizadores listam dados sobre a sua família e amigos


Recomenda-se a utilização das redes sociais de uma forma racional, e acima de tudo perceber quais os dados a partilhar e que tipos de conteúdos disponibilizar e para quem. Um conjunto simples de indicações pode melhorar em muito a privacidade dos utilizadores e reduzir o risco de exposição ao algumas das possíveis ameaças. Estas indicações podem ser resumidas no seguinte:
    • Usar corretamente as listas de amigos;
    • Remover-se dos resultados de pesquisa do Facebook;
    • Evitar o tagging em fotos e vídeos (o que pode ser embaraçoso);
    • Proteger os seus álbuns de fotografias;
    • Evitar que as histórias apareçam no feed de notícias dos seus amigos;
    • Proteger-se contra histórias publicadas por outras aplicações;
    • Tornar a sua informação de contacto privada;
    • Evitar Wall posts que possam ser embaraçosos;
    • Tornar as suas relações privadas.

As vantagens das redes sociais
·         Divulgação do currículo - Num mundo de emprego em permanente mudança, quanto mais divulgação tiver as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna.

·         Oportunidades de emprego - À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem quem está desempregado.

·         Encontro de velhos amigos e colegas.

·         Receber propostas de negócios - Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe atividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou — como fazem já milhões de pessoas — funcionar em regime de outsorcing

·         Seleção de especialistas - Os serviços de social networking não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se “democratizou” com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido.


“ A vida humana, é um bem precioso, saber desfrutar desse bem tem sido um desafio constante. Feliz é aquele que transpõe os desafios e atinge a grandeza de viver”

O importante não é convencer com palavras, é transformar com atitudes.

Escritor, Teólogo e Historiador

Esdras Cabral de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário