O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA?

Sermão 13

Tema: O verdadeiro significado da páscoa

Texto: Êxodo 12. 21-27

Autor: Pr. Esdras Cabral de Melo

Texto bíblico: Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a páscoa. Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã. Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. Portanto guardareis isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre. Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto? Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou. Êxodo 12. 21-27

INTRODUÇÃO

Existem centenas de literaturas que tentam informar sobre a páscoa, porém só existe uma escritura que nos assegura de total confiabilidade, a Bíblia. Nela encontramos a verdadeira história, instituição e o verdadeiro significado da páscoa. A páscoa foi instituída muito antes de Jesus vir ao mundo e foi comemorada para celebrar a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas não somente isto. A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor.  Portanto, é essencial compreendermos a relação da primeira pascoa com a instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo a celebrou antes de ir à cruz como o sacrifício vivo e perfeito por nossos pecados. 

A INSTITUIÇÃO DO DIA DA PÁSCO NO MUNDO OCIDENTAL

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Concílio de Niceia (ano de 325), devendo ser celebrada no domingo, após a primeira lua cheia do equinócio, que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa, da qual dependem todas as demais festas móveis do ano eclesiástico é uma festa móvel, varia o dia a cada ano e a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março a 25 de abril.

AS PRINCIPAIS FESTAS JUDAICAS

Eram a (Pessah) Páscoa, (Shavuot) o Pentecostes, (Sucot) e Tabernáculos, que são assim chamadas em II Cr. 8:13 "Na Festa dos Pães Asmos, e na festa das Semanas, e na Festa das Tendas.". Páscoa é Pessah, que significa passagem, em hebraico, derivado do fato de o anjo destruidor ter passado por sobre toda a terra do Egito, na morte dos primogênitos, na instituição da Páscoa. Pentecostes deriva de Penta, cinco, em grego, em virtude de ser comemorada esta Festa cinqüenta dias após a páscoa, que é também chamada de Festa das Semanas, em virtude de acontecer sete semanas, após a Páscoa. A Festa dos Tabernáculos é a terceira das três festas principais, e é chamada de Sucote, derivada de Sukáh, em hebraico, que significa Tendas ou Cabanas.

A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA

A celebração da Páscoa foi instituída pelo Senhor ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos. Por volta do ano 1400 a.C. Moisés fora instruído por Deus sobre como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali.

Páscoa, o que quer dizer? O relato bíblico nos ensina que a casa onde não houvesse a marca do sangue o primogênito morreria. Assim está escrito: “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12.13) Daí o nome em hebraico “Pessach”, que significa “passagem” ou “passar por cima”. O significado da pascoa é, portanto, livramento da morte, salvação.

Naquela noite memorável os hebreus comeram o cordeiro acompanhado de pão ázimo (sem fermento) e ervas amargas.  Estas ervas simbolizavam o sofrimento deles sob a jugo de Faraó. Em Êxodo 12.5 lemos assim: “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.” (Êxodo 12.5); Em Êxodo 12.7,8 lemos ainda: “E tomarão do sangue, e porão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.”

ELEMENTOS E PALAVRAS ASSOCIADAS À PÁSCOA
A páscoa conforme sua instituição foi para a redenção dos Judeus da servidão no Egito no período de 400 anos amargando a vida como escravos de faraó. Passaremos agora relacionar alguns elementos importantes bem como o significados das palavras em hebraico.

No tempo de Moisés Ex. 12. 1-28

·         Haggdah – literatura para o cerimonial da festa do pessah, salmos, orações e cânticos
·         Seder – serviço doméstico que inicia a celebração do pessah
·         Zeman Cherutenu – tempo da nossa libertação
·         Pessah – passagem
·         Matsá – pão sem fermento (simbolizando a pressa em sair do Egito. 7 dias comendo)
·         Maror – erva amarga (simbolizando o tempo em que os judeus amargaram a vida)
·         Zeroah – osso de perna de cordeiro assado (lembrando o cordeiro da páscoa)

No tempo de Esdras – Ed. 6. 19-22

·         Beitzan – ovo cozido (simbolizando o ressurgimento da vida  e a imortalidade)
·         Charosset – maça com passas, amêndoa e vinho, moído e amassado (simb. Forçado a         sair)
·         Karpas – salsa com água salgada (simbolizando as lágrimas derramadas)
·         Chezeret – segunda erva amarga do seder. Ele é geralmente representado por alface,          cujas raízes tem sabor amargo (simbolizando a gravidade da vida vivida na escravidão)
·         Tirosh – vinho, bebia-se 4 taças de vinho durante a comemoração do pessah. Conforme      Êxodo 6. 6-7 que fala da libertação do judeus do cativeiro. São usados as 4 palavras do       texto, Retirar, Libertar, Resgatar e Tirar.

A PÁSCOA APONTAVA PARA CRISTO.

Como foi dito: todo o cerimonial da Páscoa israelita apontava para Cristo. Antes de seu sacrifício na cruz ele também celebrou a Páscoa com seus discípulos. Em Lucas 22.15 lemos assim: “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.”  Cristo deixou claro que o cordeiro pascal simbolizava ele mesmo. De fato, João Batista já havia proclamado publicamente sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29).

Obs. Deus fez um pacto perpetuo com Israel para a celebração da Páscoa. Mas em Cristo há um pacto de vida eterna através do seu sangue derramado por todos nós.

A INSTITUIÇÃO DA CEIA.
Cristo usou pão e vinho para simbolizar seu sacrifício: Em Lucas 22.19,20 lemos: Então ele “tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”

Obs. O Senhor Jesus Cristo, reinterpretou a páscoa em consonância com a sua própria experiência. No Êxodo uma nação foi libertada da escravidão, mais em Cristo todas as nações são libertas do do jugo do pecado.

A SEMANA SANTA – A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS

·         Domingo – a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
·         Segunda – a purificação do templo, combatendo os vendilhões do templo
·         Terça -  ele profere a parábola da oliveira
·         Quarta – o mestre Jesus repousa
·         Quinta – o Senhor Jesus Celebra a última ceia
·         Sexta – o dia da crucificação
·         Sábado – Jesus permanece sepultado
·         Domingo – o extraordinário DIA DA RESSURREIÇÃO

O EGITO COMO SIMBOLIZAÇÃO DO MUNDO

As pragas enviadas por Deus desmoralizaram completamente os ídolos do Egito. A noite da páscoa foi seguida pela saída dos israelitas do Egito o qual simboliza a separação do povo de Deus da corrupção do mundo. No Novo Testamento significa se apartar de um estilo de vida mundano. Cristo orou pelos discípulos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17.15)

O QUE REPRESENTA O FERMENTO CONFORME O APÓSTOLO PAULO

Em 1 Coríntios 5.7,8 lemos: “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”  A morte dos primogênitos no Egito simboliza  aqueles que ainda não tiveram a purificação de seus pecados no sangue de Cristo e por isso estão debaixo da ira de Deus. Para os justificados a promessa é esta: “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos 5.9)

A PÁSCOA SIGNIFICA A LIBERTAÇÃO DOS NOSSOS PECADOS

Somente o Senhor Jesus Cristo teve as condições para cumprir todas as exigências da páscoa se tornando Ele mesmo o próprio cordeiro do sacrifício imolado na cruz do calvário. O Senhor Jesus realizou a última páscoa de fato e a substituiu pela Ceia do Senhor. Por este memorial se comemora a libertação do poder do pecado e da morte espiritual. Cristo se expressou assim: “Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.” (João 8.36) Em Hebreus 2.14 lemos: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.” Logo após a primeira páscoa celebrada por Moisés o povo seguiu rumo a Canaã. Igualmente a Ceia do Senhor também proclama a volta de Cristo para levar para si os que entraram em aliança com ele através de seu sacrifício. Em 1 Coríntios 11.26 está escrito: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário