A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO NA EVANGELIZAÇÃO


O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, LC. 4.18

INTRODUÇÃO:

Anunciação do Ministério de Cristo -  A revelação da plenitude do seu ministério é lida e cumprida na sinagoga em Nazaré.

Jesus cita o profeta Isaías 61.1,2ª – Cristo interrompeu sua leitura na metade de Is. 61.2. uma vês que sua 1ª vinda ele pregou apenas o ano aceitável do Senhor. “O dia da vingança do nosso Deus” Is. 61.2b – ficou reservado para a sua 2ª vinda.

Cruz, perdão e misericórdia estão ligadas a 1ª vinda. Porém juízo, vingança e coroa estão ligados a 2ª vinda

O espírito santo é o agente de transformação mais eficaz na vida do ser humano. Toda nossa vida deve ser regida, conduzida e envolvida com Ele. Nenhuma manifestação humana em harmonia com o divino será possível sem a unção do espírito em nós.

É o Espírito Santo que nos capacita para qualquer obra que empreendemos para o reino de Deus. Sem Ele não termos nada para apresentar a Deus.

Portando a importância do Espírito Santo no jubileu deve cumprir todas as exigências proferidas por cristo:

            1 – O Espírito Santo tem que estar no meio de nós
            2 – O Espírito Santo nos unge para evangelizar os pobres
            3 – O Espírito Santo nos envia a proclamar a libertação aos cativos
            4 – O Espírito Santo nos capacita dar vista aos cegos
            5 – O Espírito Santo nos dar poder para libertar os oprimidos.


São elementos vitais para o exercício e os propósitos para a existência de um Círculo de Oração. Tentaremos exemplificar como isso é possível na prática.

1 – O Espírito Santo tem que estar no meio de nós - o Espírito do Senhor precisa voltar a estar no meio de nós. Vários fatos bíblicos revelam do que foi capaz o Espírito do Senhor no meio povo.

Em 2 Cro. 20, os filhos de Moabe, Amom e amonitas – ameaçaram o rei Josafá e povo de Judá.

Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel... E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco. 2.Cro. 20. 14-17


Nossas vidas, nossos cultos devem sentir mais a presença do Espírito Santo caso contrário teremos festas sem alegrias, cultos sem compromissos, pecados sem arrependimentos, musicas sem louvor, ensinos sem aprendizados, pregações sem conversões.

Obs. Quando o espírito do senhor não estiver entre nós: abrimos precedentes para intrigas invejas, ciúmes, divisões, humanismo, orgulho, mentiras, etc.

“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Co 3:16


2 – O Espírito Santo nos unge para evangelizar os pobres – precisamos voltar as nossas origens que tudo começou com a evangelização. Foi através dela que o evangelho de Cristo chegou a lugares inimagináveis.

O Espírito Santo ungiu milhares de vidas na propagação simultânea do evangelho. Fatos que marcaram o início da história do cristianismo:

1 – Perseguição aos cristãos. Motivaram mais ainda a pregação do evangelho. Apesar das mortes no coliseu romano, catacumbas de Roma, cadeiras incandescestes, postes feitos de tochas humanas. Centenas de livros foram escritos sobre essas perseguições. Mas três livros retratam bem o genocídio dos cristãos neste período ( As Catacumbas de Roma de Bejamim Scott) (O Livro dos Mártires – John Fox) (Os Mártires do Coliseu ‘O Reilly

2-  No segundo século após a morte de Cristo. Os três continentes conhecidos (Ásia, Europa e África) tiveram conhecimento da pregação simultânea do evangelho de Cristo. Em tempos que não haviam: carros, navios a motores, aviões, balões, helicópteros, computadores e internet. Contudo o evangelho foi alcançado pelos povos da época.
Obs. Hoje temos tantos projetos para congressos, encontros, palestras, seminários. Mais onde estão os projetos de concentração, cruzadas, pregações ao ar livre. Ou a mídia já é suficiente?


3 – O Espírito Santo nos envia a proclamar a libertação aos cativos – O cativeiro descrito por neste texto se refere a um cativeiro moral e espiritual. Jesus não se referia aqui a prisões físicas, e sim libertar pessoas das prisões invisíveis, mas perfeitamente reais.

Vidas Cativas da: angustia, do ódio e rancor, da solidão, da depressão, da ansiedade, dos traumas, das atitudes imperdoáveis.

A Libertade só em cristo. O Pr. Escocês George Matherson. Afirmou: Torna-me um cativo ò Senhor, e então serei livre.

para chegar à raiz de toda a verdade e libertar àqueles que precisam da libertação por meio da verdade (Jo 8.32) Cristo é a palavra da verdade Jo. 17.17



4 – O Espírito Santo nos capacita dar vista aos cegos – O Espírito Santo é o único Deus que nos dar a visão para enxergar os cegos. Cegos espiritualmente, precisamos dar vista aos cegos.

Por que são mencionados apenas os cegos, e não os surdos, mudos, paralíticos, etc.? Pois o propósito de Jesus não era falar simplesmente de uma cura literal física. Também foi efetuado em seu ministério. Caso ocorrido com o cego de nascença. O texto do livro de João cap. 9 inicia afirmando que Jesus, passando, viu um cego de nascença. Ali estava aquele homem. Nasceu cego. Cresceu cego. Não sabia ler nem escrever. Não tinha utilidade para a sociedade judaica.

Há pessoas com a vista perfeita que não enxergam e cegos que a tudo vêem. Pilatos tinha a verdade diante de si e não enxergou. O cego Bartimeu viu a verdade em meio à sua cegueira.

Balão ficou cego pelo premio da riqueza: Nm. 22. .31-33: Veja só: O profeta Balaão escapou da morte pelo menos três vezes seguidas, e graças à visão da sua jumenta, porque ele mesmo não estava enxergando o perigo. Balaão não conseguia ver o Anjo do Senhor com uma espada na mão, pronta para matá-lo! A jumenta viu e se desviou.

A mulher de ló: fica cega espiritualmente e se petrifica pela saudade da cidade do pecado

Na Bíblia encontramos o relato de muitas outras pessoas cegas espirituais e até mesmo uma cidade inteira (como Jerusalém, que não enxergou o Messias: Mt 23:37-39).

Quando Cristo domina a nossa vida, a forma de amor mundano, que é cego, transforma-se na forma de amor cirúrgico-espiritual, que vê o que outros não vêem.

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12


5 – O Espírito Santo nos dar poder para libertar os oprimidos – nos foi dado pelo espírito santo poder e autoridade para libertar almas oprimidas. A opressão faz com que as pessoas se sintam reprimidas, humilhadas, onde não conseguem fazer o que precisam ou têm vontade, pois estão sendo alvos de opressão por pessoas e demônios.

Opressão verbal -  Quantas pessoas se reúnem e dão lugar o que mais gostam de fazer é falar mal dos outros. São lares, igrejas, empresas onde as palavras são instrumentos de destruição, ao invés de bênção e edificação. Diz a bíblia: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

Opressão físicaela é causa enfermidades e doenças. O diabo oprimiu Jó e, mediante permissão de Deus, trouxe-lhe enfermidade. No entanto, nem todas as enfermidades e doenças são de origem maligna;


Opressão espiritual - É a influência direta de demônios sobre as pessoas.  A ação dos demônios nesses casos é indireta, mas com consequências visíveis: As forças malignas invadem um lugar e começam a exercer pressão sobre as pessoas, enfraquecendo a resistência moral e espiritual.

O ambiente parece “pesado”. Se as pessoas não estiverem armadas nos caminhos do Senhor e atentas às investidas do inimigo, poderão ser levadas à preguiça, ao desânimo, às incertezas, à desobediência, à exaustão física e até à depressão. Para isso, os demônios procuram os pontos mais vulneráveis e investem o máximo até encontrarem uma brecha para destruir a pessoa ou seu lar. At. 10. 38 – Vidas sobre o engano de satanás, pessoas que fazem pactos com o diabo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário