Quando devemos julgar?


"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" (Mt 7.1-5).

Atualmente é comum ouvirmos por aí críticas referente aos escândalos do mundo gospel brasileiro seja ele no campo que for, alguns fazem dessas críticas uma espécie de "ministério", outros em contrapartida defendem afirmando ser tudo uma grande calúnia e ainda existe aqueles que são apenas neutros, baseando-se no texto de Mateus 7 o qual diz que não devemos julgar.


Mas afinal, devemos ou não julgar? Acho que é necessário ressaltar alguns pontos tendo em base os próprios versos de Mateus 7.


1- Jesus condena o julgamento hipócrita.


Jesus não condena o julgamento em si, mas sim o julgamento feito por alguém que não tem menor condição de discernir o certo do errado, por cometer os mesmos erros ou outros mais graves. 

Para ficar mais claro imaginem Hitler repreendendo alguém por não amar o próximo, ou quem sabe Bob Marley alertando as pessoas sobre o perigo do cigarro, isso seria no mínimo incoerente!


2- Antes de julgar, Jesus cobra de nós mudança.


Repare que o verso diz: “tire primeiro a trave do teu olho”. Antes de julgarmos, é de fundamental importância estarmos em processo continuo de santidade, o pecado deve ser visto por nós cristãos como "um acidente no percurso" e uma vez percorrido o caminho errado, passaremos muito longe na próxima vez. 


Batalhar por mudanças e ter um coração sincero e arrependido é característica de qualquer cristão que tem desejo de se empenhar em defender a verdade.

3- Após a devida mudança Jesus incentiva a julgarmos corretamente.


A continuação dos versos diz: “tire primeiro a trave do teu olho, e  então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão .


Aqui vemos que Cristo nunca pediu uma posição neutra dos cristãos, pelo contrário, depois de ter os olhos limpos da "viga" veremos claramente o cisco de nosso irmão e então poderemos ajudá-lo, sobretudo revestidos de amor pelo próximo e principalmente pelo evangelho.


Para encerrar, afirmo que julgar é uma tarefa que começa em nós mesmos, para depois tomar proporções externas na vida de outra pessoa.

Fonte: Teor Lógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário