Saúde Interior


SAÚDE INTERIOR - APRENDENDO COM O APÓSTOLO PAULO

Não basta ser cristão, é preciso viver a vida cristã com saúde emocional, saúde na mente, na alma, no interior.

OS SINTOMOS QUE REVELAM ENFERMIDADE INTERIOR
(Ef 4.31; Fl 4.6,8,11).

1.      Mentira (v.25), Quando não conseguimos trabalhar com a verdade, é porque algo não vai bem em nós
2.     Amargura (v.31), Cólera (mau-humor), "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem".
3.     Língua indisciplinada (v.29),
4.     Ira,
5.     Gritaria, (palavras ásperas),
6.    Blasfêmias,
7.     Antipatia pelos outros,
8.     Malícia,
9.    Ansiedade,
10.   Poluição mental,
11.    Ciúmes,
12.   Descontentamento,
13.   Falta de paz...

APRENDENDO
COM PAULO
1) Paulo sabia o que era sofrer, 2 Co 11.24-27; 2 Tm 4.
Paulo prova na prática que é possível viver com muita saúde no coração, 
mesmo em situações de grandes aflições.
2) Três evidências da saúde emocional de Paulo.
·     Primeira - Ele era capaz de cantar quando havia mais motivos para chorar, Atos 16.23-26
·     Segunda - Ele era capaz de escrever sobre alegria, quando humanamente falando, havia mais razões para estar triste, Fl. 1.14, 18, 25, 26; 2. 2,28; 3. 1,4,10.
·     Terceira - Ele termina seu ministério em uma prisão marmetina, cheio de fé e esperança, dizendo que o combate foi bom, que valeu a pena . Termina sem ódio, rancor, amargura, etc. ( 2 Tm 4:7,8)

3) Os segredos da saúde interior de Paulo.
1.      Ele sabia fazer uma leitura positiva da tribulação, Rm 5.3-5
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". Paulo sabia que as aflições redundam em benefícios.
" E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela". (Hb 12.10,11).
·     Elas promovem a glória de Deus, " E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela".( Jo 11.3,4; 21.18,19).
·     Nos ensinam a vontade de Deus, " Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos". (Salmo 119.71).
·     Nos fazem voltar para Deus, " O Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz. Porquanto o Senhor teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.Nos ensinam sobre a vontade de Deus,"(Dt 4.30,31)
·     Nos purificam, "Na verdade, quem a Deus disse: Suportei castigo, não ofenderei mais. O que não vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer?"  (Jó 34.31,32; Is 10.20)
·     Nos fazem buscar mais ao Senhor, (Lm 2.17-19).
·     Nos convencem do pecado, " Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra". (Salmo 119.67).
·     Nos conduzem a confissão de pecado, "Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado". (Salmo 32.4,5)
·     Nos lapidam, "Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição".(Isaias 48.10; Zc 13.9).
·     Afinam as cordas da nossa alma. "Somos instrumentos na grande orquestra de Deus.
Pensamentos:
"O fogo é a prova do ouro, e adversidade, dos homens fortes". Anonimo
"A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação". Anonimo
"As aflições fazem amadurecer as virtudes dos santos". - Thomas Brooks
"Muitas vezes aprendemos mais debaixo da vara que nos fere, do que do cajado que nos consola". - Stephen Charnnoch
"Muitas vezes, Deus apaga nossa vela  mais brilhante a fim de que posssamos levantar osolhos para suas estrelas eternas". - Vance Havner
"As aflições são as asas espirituais da alma". - Richard Sibbes
"É necessário um mundo de tribulações para treinar homens para a sublime vocação de filhos de Deus e esculpir na alma os traços da face de Cristo". - J.S.Steward
"Jonas foi enviado ao grande peixe a fim de preparar seu sermão para Ninive". -Thomas Watson
"Jamais existiu um santo sem cicatrizes". Anônimo
2. Ele sabia vencer o mal com golpes de bondade, (Rm 12.20,21).
3. Ele era capas de amar quem não o amava. " Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" (Mt 5.44,45)
Este é o sinal pelo qual o mundo reconhece que somos filhos do Pai Celestial. (Lc 6.27,35; 1 Ts 5.15)
4. Ele mantinha a mente ocupada com pensamentos santos e    positivos, (Fl 4.8,13; 1 Co 2.16; Pv 12.5). Cristão com mentes cheias do que é impuro e negativo.
" Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele"(Pv.23.7; Tito 1.15).
"Pensamos, ó Deus, na tua misericórdia no meio do teu templo". (Sl 48.9)
"Antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que
Deus repartiu a cada um." (Rm 12.2)
"Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando um sadia renovação em tudo quanto faz e PENSA. E assim vocês aprenderão por experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem vocês". (Bíblia Viva - Rm 12.2)
O perigo de só pensarmos nas coisas terrena. (Fil 3.19)
"Pensai nas coisas lá do alto..." Toda a nossa ambição seria descobrir e explorar as riquezas nas regiões celestiais (Ef 1.3). Deve ser nossa aspiração agora.
Nós temos a mente de Cristo (1 Co 2.16; Fl 2.5).
5. Ele sabia viver com um sentimento de contentamento em qualquer situação, 1 Ts 5.18; Fl 4.11.
6. Ele conservava a visão da glória futura, Rm 8.18.
7. Ele sabia viver com espírito de perdão. Para Paulo, o perdão era uma questão de sobrevivência. Ef 4.31.
Pensamentos:
“Parecemos animais quando matamos. Parecemos homens quando julgamos. Parecemos Deus quando perdoamos”.
“A pessoa que sabe que também é sujeito à queda estará mais pronta a perdoar as ofensas de seus semelhantes”. (Alexander Auld)
“Todo homem deve ter um cemitério de tamanho justo onde possa enterrar as falhas de seus amigos”. (Henry Word Becher)
“O espírito que não perdoa, por causa do orgulho é o matador número um da vida espiritual”. (James Couter)
“Aqueles que dizem que perdoam mas não podem esquecer, simplesmente enterram a machadinha, deixando o cabo de fora para usa-la da próxima vez”. (D.L.Moody)
“Errar é humano, perdoar é divino”. (Alexandre Pope)
“Perdoe e esqueça. Quando você enterra um cachorro louco, não deixa sua cauda fora da terra”.  (C.H. Spurgeon)
“Quando perdoamos, refletimos algo da bondade de Deus”.
"O perdão está no âmago da nossa fé em Deus".
"Quem foi atingido pelo amor de Deus, jamais consegue voltar a agir sem espírito de perdão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário