LIVRO - EVENTOS ESCATOLÓGICOS

A Escatologia bíblica, que são os acontecimentos finais da história da humanidade. Revela-se extraordinariamente através das evidências irrefutáveis das profecias bíblicas. ‘‘Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.’’  Ap. 1.3



APRESENTAÇÃO:

Escrever, pesquisar, comparar, selecionar e determinar o que será feito como resultado final deste opúsculo, não nos foi tarefa nada fácil  enquanto  pesquisador de história das religiões e história da teologia. Principalmente quando se trata de uma disciplina como Escatologia, que só teve seu lugar de aceitação teológica propriamente dito em meados do século XVI no período da Reforma Protestante. É claro que as escolas teológicas da época no período patrístico como  Antioquia e Alexandria já tinham esboços sobre  os assuntos da escatologia bíblica, mas não com essa terminologia, que só aconteceu segundo alguns estudiosos no século XIX.

É claro que houve algumas dificuldades para selecionar o que já existia como linhas de interpretação da escatologia bíblica, com o que tínhamos escrito em alguns artigos sobre o gênero, somando a isso, pudemos escrever ao público cristão interessado,  uma síntese do nosso trabalho. Acredite, são inúmeras as linhas de pensamentos sobre o assunto,  e que cada uma delas se divergem em suas interpretações e às vezes por completo. Mas encontramos, didaticamente, uma maneira mais simples do leitor acompanhar os Eventos Escatológicos,  através de relatos cronológicos dos sucessivos acontecimentos que acorrerão após o arrebatamento da Igreja. 

Organizamos pedagogicamente este livro em doze capítulos. Nos dois primeiros capítulos apresentamos uma breve introdução sobre a Escatologia, conceituando sua etimologia e relacionamento com a Bíblia e a história das Escolas  interpretativas da escatologia. Depois esboçamos uma síntese do livro  de Apocalipse em sua questão literária.

Os dez outros capítulos estão agrupados por ordem de sucessão de acontecimentos, começando com o arrebatamento da Igreja até o novo Céu e a nova Terra.

Acreditamos que os leitores gostarão dessa ordem, por obedecerem a uma linha de interpretação teológica que é comumente aceita entre os seminários evangélicos convencionais.

Autor: Pr. Esdras Cabral de Melo





3 comentários:

  1. Boa tarde amigo, gostaria de pedir um favor a o senhor, pois um amigo me pediu para que eu digita-se esse seu livro para imprimir, porque ele tem dificuldades na vista e as letras são pequenas, gostaria de saber se você teria como me enviar por algum arquivo o livro todo para que eu pudesse imprimir com uma fonte maior, agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Não estou em uma condição boa senão compraria o livro é muito interessante amei os estudos

    ResponderExcluir