COMO SER LUZ NO BRASIL EM TREVAS?

Sermão 16
Tema: Como ser luz no Brasil em trevas?
Texto: Mateus 5. 14-16
Autor: Pr. Esdras Cabral de Melo

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mt. 5.14-16


INTRODUÇÃO:

Thomas Alva Edison – Milan Ohio em 1847. Inventor da Lâmpada Elétrica incandescente no ano de 1879. As pessoas passaram a enxergar o mundo com outro olhar. Alterou os padrões de vida em todo o mundo

Em sua morte disse o prefeito da cidade de New Jersey em 1931. Quando pediu para apagar as luzes da cidade. “Assim seria o mundo sem Thomas Alva Edson.


NO PAÍS DO APAGÃO BRASIL

Vivemos nos últimos anos momentos de instabilidade da luz elétrica, recorrendo a diversos tipos de luz na tentativa de iluminar em meio à escuridão.

É na escuridão que as pessoas ficam assustadas, medrosas, nervosas, inseguras. A primeira atitude é de buscar luz – vela, lanterna, candeeiro etc.

Sobre os caminhos escuros diz as escrituras “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. Sl.119.105

Obs. A igreja e seus membros deve ser luz para os que andam em trevas.


NO BRASIL EM TREVAS SEJAMOS A LUZ

A luz semelhante ao sal deve ser útil na vida do cristão – nossa pregação deve ser mais de testemunhos do que de palavras.

A luz resplandece nas trevas – a luz veio para o mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz por que suas obras eram más. Jo. 1.9

Jesus diz que sem a luz este mundo seria tenebroso. Somos a cidade edificada sobre o monte onde sua luz serve de orientação, sinal guia para os que andam em trevas.

Obs. Deus é luz e nele não há trevas, nele mora a LUZ. Jo. 1.5

Vivendo no Brasil de trevas – 2. Co. 4.4 afirma: “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeçam a luz do evangelho. Da glória de cristo o qual é a imagem de Deus.


Trevas da ignorância - Levam milhares de brasileiros a depender sua fé em no universo holístico. Horoscopo, cartomancia, hidromancia, quiromancia etc. Crescem a indústria do misticismo. Brasília é uma de suas capitais.

Levítico 19:31 “Não recorram aos médiuns nem bus­quem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vo­cês. 



Trevas da metempsicose - Crescem os que creem na transmigração das almas  - reencarnação. O Brasil é o maior pais espírita do mundo.

I Ts. 4.13 diz “não queremos irmãos que sejais ignorantes acerca dos que dormem, para não entristeçais com os que não tem esperança”.

Hb. 9.27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo

Ec. 12.27 “ O corpo volta ao pó e a alma volta para Deus que o deu.


Trevas do Ateísmo.
Um insulto à existência de Deus. Salmo 14. 1 diz “ Diz o insensato no seu coração não há Deus, corrompem e praticam abominação, já não há quem pratiquem o bem.
Universidades formam mais ateus, materialistas evolucionistas do que Teístas. Um bom exemplo disso é o filme intitulado “DEUS NÃO ESTAR MORTO.
Os ateus famosos em sua maioria tem uma rixa contra Deus geralmente na sua infância. Por sofrerem perdas e danos. Freud X Jung.

“Não tenho temor nenhum do Todo-Poderoso. Se nós viermos a nos encontrar um dia, provavelmente terei mais queixas contra Ele, do que Ele poderia ter de mim”. Freud.

“ não preciso acreditar em Deus, eu sei que ele existe.” Jung
A História do barbeiro Ateu – se Deus existe por que há tantas mortes e doenças e sofrimentos?

O desafio do ateu notável:

Charles Bradlaugh foi um ativista político britânico e um dos mais famosos defensores do ateísmo no século XIX. Desafiou o Pr. Charles Hugh Price. Para um debate sobre a existência de Deus. O desafio era de trazer pessoas transformadas pelas suas linhas de pensamento – cristianismo X Ateísmo. Não houve um se quer que testemunhasse a favor do ateísmo.

A verdadeira luz só brilha com boas obras, ela é o verdadeiro combustível para nossas vidas.

“Que Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mt. 5.16


Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto bem explicado, não é extensivo nem maçudo lei-se muito bem e compreende-se também muito bem. ...Ninguém testemunhou a favor do ateísmo...Certo é que nunca tinha pensado assim, e é uma boa dica para colocar a quem se diz ateu.
    Se desejar visite o Peregrino E Servo, ficarei honrado com sua presença ali no meu blog.
    Paz de Jesus.
    António.

    ResponderExcluir